Logo O POVO+
É maravilhoso estarmos aqui
Opinião

É maravilhoso estarmos aqui

Edição Impressa
Tipo Notícia

Após 655 dias vivendo na estação espacial, a bioquímica e astronauta Peggy Whitson assim resumiu a incrível sensação ao olhar para a Terra lá do espaço: “Uma rocha estranha, única e especial. É maravilhoso estarmos aqui. É o nosso lar”.


Este e outros depoimentos de vários astronautas na série “One Strange Rock” mostram como tivemos “sorte” de viver em um planeta onde a vida explode em múltiplas cores, em milhões de arranjos espetaculares, tudo interconectado, formando uma teia vital de relacionamentos.
 

Nesse complexo jogo de interdependência, o planeta está em permanente processo de criação e transformação, pulsando com seus vulcões, que moldam e remodelam sua superfície; com seus ambientes quentes e úmidos, que impulsionam a vida na Terra; com espaços frios e profundos que fazem dos mares um incrível laboratório da biodiversidade.
 

Tudo tão perto de nós e tudo tão subestimado por nós, o ar que respiramos, a água que bebemos, os recursos que mobilizamos.
 

Foi preciso o homem sair da Terra e olhar bem de longe, lá do espaço, para entender que este mundo maravilhoso é também frágil e não vai aguentar muito desaforo dos humanos. O “nosso lar” está bagunçado. Poluímos as águas, derrubamos as florestas, consumimos a biodiversidade e contaminamos o ar.
 

O patrimônio natural, um bem coletivo, está sendo devorado pela  ganância e sede de lucro. De poucos.
 

E eu com isso? Uma boa pergunta para a Semana do Meio Ambiente, um momento em que, como em todos os anos e o mesmo cinismo de sempre, os humanos celebram com pompa e circunstância a vida no planeta.
 

Enquanto parlamentares fazem discursos, leis e emendas, o Cerrado vira soja, a Amazônia vira boi, os rios morrem nas barragens, os mangues sucumbem à carcinicultura e os mares se transformam na lixeira do planeta.


Mudar de atitude, eis a questão. Se deixarmos de cuidar da Terra, ela sem dúvida cuidará de si, fazendo que não sejamos mais bem-vindos (Lovelock).
 

É hora de varrer a casa, nosso doce lar. Ninguém quer viver na sujeira. Então, que a Semana do Meio Ambiente sirva, pelo menos, para dar uma espiada nessa “rocha estranha”. E mudar de atitude.

 

Leinad Carbogim
leinad.carbogim@gmail.com
Coordenadora do Projeto de Olho na Água

O que você achou desse conteúdo?