Logo O POVO+
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável versus empresas
Opinião

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável versus empresas

Edição Impressa
Tipo Notícia

Em setembro de 2015, 193 Estados-membros da ONU acordaram tomar medidas transformadoras para construir o mundo mais sustentável e com oportunidades para todos. Trata-se dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 Metas e 231 Indicadores. 

Os ODS, como são mundialmente conhecidos, definem as prioridades mundiais em prol do Desenvolvimento Sustentável, por meio da Agenda 2030 da ONU que visa mobilizar os esforços universais ao redor de uma série comum de desafios e iniciativas em busca por um mundo melhor e menos desigual, considerando os limites do planeta.
 

As empresas são parceiras vitais no alcance dos ODS e podem ser protagonistas na intersetorialidade (transversalidade entre os três setores: organizações públicas, privadas e do terceiro setor). Elas podem contribuir através das suas atividades principais, medindo seus impactos e estabelecendo metas alinhadas à estratégia da organização, com olhar para as externalidades e comunicando de forma transparente e consciente.
 

Considero cinco importantes motivos que as empresas precisam adotar os ODS nos negócios, são eles:
Primeiro- identificação de oportunidades futuras, quando buscam alternativas inovadoras e inclusivas para solucionar problemas; segundo- valorização da Sustentabilidade a partir do momento que os ODS são adotados na empresa automaticamente busca-se atuar nas três dimensões da sustentabilidade (social, econômica, ambiental); terceiro-fortalecimento das Relações com os stakeholders, justamente por considerar que os ODS refletem as expectativas das partes interessadas das empresas e uma vez implementadas, potencializa as relações com clientes, fornecedores, funcionários, comunidade e sociedade, gerando mais confiança e consequentemente mais negócios; quarto- investimento em um ambiente propício aos negócios, entendendo-se que não existe empresa bem sucedida numa sociedade falida. Investir nos ODS sustenta os pilares do sucesso dos negócios; Quinto- utilização de uma comunicação simples e compartilhada, com as demandas sociais mais emergentes e prioritárias, necessitando de parceiros diversos e de uma comunicação mais efetiva, a fim de tratarem dos objetivos globais

 

Maiso Dias
maiso@dialogusconsultoria.com.br
Diretor da Dialogus Consultoria e Coordenador de Comunicação Nós Podemos – ODS

O que você achou desse conteúdo?