Logo O POVO+
Mundo invertido: o homem é o 'sexo frágil'
Opinião

Mundo invertido: o homem é o 'sexo frágil'

Edição Impressa
Tipo Notícia


Imaginemos um mundo invertido no qual os homens são o ‘sexo frágil’. Um mundo no qual os líderes políticos são as mulheres, com maioria na Câmara, Senado e Chefe Geral da Nação. As mulheres são presidentes das empresas e instituições, são elas que possuem a maior renda salarial e maioria nos cargos de liderança. 


As mulheres possuem as Ferraris e BMW’s, são elas que oferecem carona aos homens na rua, apitam para os boys da calçada e até trocam os pneus quando furados. As mulheres ganham os prêmios e reconhecimentos, são maioria detentoras de patentes e formadoras de opinião.
 

As mulheres assediam os homens, bebem à vontade nos bares, se relacionam com pares descompromissadas e até esnobam dos coitados apaixonados. As mulheres não se preocupam em se depilar, nem pensam em dieta pela estética e correm livres sem blusas pelos parques se exercitando.
 

Já os homens são as domésticas, secretárias, babás, servem cafezinhos, ganham menos pelas mesmas funções, choram com o assédio na rua ou trabalho, se frustram com a traição matrimonial e têm seu ‘pai’ aconselhando que é assim mesmo. Cabe aos homens ficar tempo integral com os filhos, ter preferência na guarda deles, se depilar e se arrumar como as mulheres gostam.
 

E caso eles se sintam incomodados com a discriminação podem se unir para protestar por direitos iguais, mesmo que escutem deboche das mulheres que são ‘masculistas’ e que não estão na política, no poder econômico simplesmente porque ‘não querem’.
 

Bem, o que quero mostrar é que a ideia de sexo frágil é ridícula. Infelizmente nós mulheres até pouco tempo atrás não podíamos trabalhar, votar, divorciar etc. Mesmo com a avanço do empoderamento feminino, é triste ainda ver assédios, julgamentos, desvalorização e olhares de deboches (ou indiferença) de homens que se acham o ‘sexo forte’. 


Antes de nos enxergarmos como homens e mulheres somos seres humanos e isso deveria bastar para direitos e deveres iguais, mais respeito e menos discriminação, mais liberdade de escolha e menos julgamentos.
 

Obs. - palavras relacionadas a ‘sexo frágil’ na internet: mulheres como um todo, moça, dama, menina, senhora, fêmea, donzela, rapariga, esposa, garota, guria, cidadã, cintura de pilão.

 

Jamila Araújo
jamilafaraujo@gmail.com
Empresária e vice-presidente da CDL de Fortaleza

O que você achou desse conteúdo?