Logo O POVO+
HQ em sala de aula: um desafio aos professores
Opinião

HQ em sala de aula: um desafio aos professores

Edição Impressa
Tipo Notícia

Uma das primeiras discussões travadas, nos bancos de uma faculdade de licenciatura, é que o atual modelo de aula precisa ser mais dinâmico para atender aos anseios do novo perfil dos estudantes. Começa e termina o semestre, e mesmo assim o problema continua a ser pensado. E se utilizássemos as histórias em quadrinhos (HQ) como material didático para apresentar conteúdos de Língua Portuguesa, História, Biologia, Química e até Matemática? Para quem ainda não entrou nesse mundo talvez pareça um despropósito. Contudo, para quem quiser inovar este pode ser um interessante caminho a percorrer. 


A Fundação Demócrito Rocha está presenteando o público com o curso gratuito “Quadrinhos em sala de aula: estratégias, instrumentos e aplicações”. É um convite para os docentes explorarem as potencialidades desta linguagem, a utilizarem sua criatividade e a dos alunos para trabalharem as tirinhas e as revistas não apenas como ilustração, como também plataforma de aprendizado lúdico. Precisamos desmistificar o lugar comum, no qual as HQ são meros produtos de cultura de massa e de entretenimento e, que não podem ter fins educativos.
 

Teorias, autores, criações experimentais, momentos históricos dos quadrinhos trazem os participantes para dentro do contexto e sensibilizam o olhar para a “nona arte”. Os participantes do curso a distância, contam com ferramentas importantes que ajudam a aprender os conteúdos, interagir com pessoas que tenham os mesmos interesses pedagógicos e conhecem formas de aplicar as ideias apresentadas de acordo com as suas realidades de sala de aula.
 

É paradoxal, contudo, mesmos fisicamente separados estão todos próximos seja lendo os fascículos, assistindo as videoaulas, as webconferências, ouvindo as radioaulas (comandadas com entusiasmo pelo coordenador Raymundo Netto) ou aprofundando os conhecimentos a partir da bibliografia recomendada. Todos os dias os participantes comentam no Fórum do Ambiente Virtual ou no grupo do Facebook, trocam experiências, fazem networking.
 

As histórias em quadrinhos podem não ter super poderes tão instantâneos quanto alguns professores desejariam, contudo, seu uso pode trazer efeitos incríveis a curto, médio e longo prazo. 

 

Duvida? Acompanhe o curso, planeje uma aula utilizando os quadrinhos e espere o resulto. No mínimo será uma aula divertida que ficará na memória.

 

Luiza Helena Amorim
luiza.helena.amorim@gmail.com
Jornalista, escritora e estudante de História

O que você achou desse conteúdo?