Logo O POVO+
Family office
Opinião

Family office

Edição Impressa
Tipo Notícia

O termo “Family Office” abrange administradores de recursos financeiros e patrimoniais que prestam serviços a empresários e seus familiares. Os primeiros relatos acerca do tema surgiram na Inglaterra e nos Estados Unidos no final do século IX. O objetivo era preservar o patrimônio das famílias abastadas após a morte de seu patriarca. Os primeiros usuários em larga escala desses serviços foram as famílias Rothschild, Rockefeller, Goldman, Mellon e Walton.


O negócio Family Office deve acontecer em uma estrutura separada do principal negócio da família, visando melhorar a governança e crescimento do patrimônio. A natureza jurídica pode ser materializada na forma de uma empresa de consultoria, gestora de recursos registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), escritório de advocacia ou de contabilidade. 

 

Atualmente, além da preocupação com a rentabilidade, os profissionais envolvidos também têm se focado em aspectos subjetivos visando o bem-estar dos empresários e de suas famílias. Para ilustrar essa questão, podemos citar o respeito à religião, cultura familiar, psicologia e estilo de vida.
 

As principais atividades do Family office são: administrar risco patrimonial, compliance, definir estratégia de investimentos, mentoring das novas gerações, organização de reuniões familiares, serviços de concierge e lazer.  

 

Os profissionais envolvidos com as atividades podem ser: economistas, administradores, contadores, advogados, psicólogos, engenheiros e especialistas em tecnologia e inovação. Atualmente esta atividade vem ganhando espaço no Brasil, em especial pelo grande número de eventos de liquidez, consequência de fusões e aquisições M&A, crescimento do número de milionários e redução do patamar dos juros.
 

Estima-se que nos EUA este mercado movimente aproximadamente U$ 25 trilhões, enquanto no Brasil este número seja de R$ 80 bilhões. Devemos lembrar que ser herdeiro é um ato involuntário quando se faz parte de uma família empresária, sendo função do Family Office apoiar e se tornar um ambiente de negócios saudável para a perpetuação da riqueza.

 

Raul dos Santos Neto
rsantosneto@hotmail.com
Presidente do Ibef- CE

O que você achou desse conteúdo?