Logo O POVO+
Entre lobos e dementadores: o arco-íris
Opinião

Entre lobos e dementadores: o arco-íris

Edição Impressa
Tipo Notícia

  Nesta semana, Fortaleza recebeu a visita de uma figura controversa, uma psicóloga cristã autoproclamada “ guardiã da família”, defensora da famigerada “ cura gay” e alvo de toda sorte de questionamento sobre sua (pouca)ética profissional. Propõe-se a combater a “ideologia de gênero”. Mas o que isso significa na prática? 


Em primeiro lugar é importante elucidar: não existe referência, no campo dos estudos de gênero e sexualidade, ao conceito de “ ideologia de gênero” conforme usado por alguns conservadores. Essa ideia é criação de alguns setores, numa tentativa de articulação de um discurso capaz de impor o medo, mobilizar o ódio e aniquilar a diversidade.
 

Falar sobre violência de gênero na escola? Combater a discriminação por  orientação sexual ou identidade de gênero? Tudo isso, para a psicóloga cristã é ideologia de gênero. Ora, me responda então, qual a infância que você protege? O menino afeminado que apanha na escola. Quem o protege? A jovem transexual que se vê obrigada a deixar a escola. Quem a protege?
Ideologia de gênero é apenas o nome pomposo, estigmatizante, que pastores desavergonhados, conservadores oportunistas e psicólogas velhacas usam para o exercício do próprio ódio.
 

Vocês querem transformar meninos em meninas! Ideologia de Gênero! Doutrinadores! Não. Abordar gênero na escola não é nada disso. Ao contrário, é a afirmação radical do compromisso com um mundo menos violento e mais solidário.
 

Queremos que os meninos e as meninas possam ser como são e que sejam respeitados, amados e tenham sua dignidade preservada apesar de qualquer coisa. É do que precisamos.
 

Gosto, quando penso nesta (indesejada) visitante de Fortaleza, lembro-me da saga “ Harry Potter” e dos guardiões da prisão de Azkaban. Diziam, no texto, que eram frios e capazes de retirar a vida, o calor, a esperança e impor o medo. Estes eram os dementadores.
 

O Movimento LGBT em Fortaleza é forte, entre lobos e dementadores, e resiste o arco-íris.

 

Helena Vieira
helena.brilhante.vieira@gmail.com
Escritora e ativista

O que você achou desse conteúdo?