Logo O POVO+
Caso do vestido da noiva
Opinião

Caso do vestido da noiva

Edição Impressa
Tipo Notícia

Drummond, em sensível poema sobre um vestido na parede, que é objeto de diálogo entre filhas e mãe, mistura passado, presente, paixões, perdão, tibieza humana e sentimento familiar. Não darei “spoiler”, pois os que já leram tal peça hão de concordar com os pontos que cito. Não escreverei sobre tal vestido. Mas sem possuir conhecimento de moda feminina, ficou evidente para a infinidade dos que assistiram ao casamento do Príncipe Harry de Gales com Meghan Markle, o fato de o vestido da noiva não ter um só detalhe, adereço, sendo um corte inteiro, costurado de alto a baixo.


Ora, não é todo dia que se casa com um príncipe, mas parece que a noiva Meghan quis que não seu vestido, mas ela, filha de uma negra, viesse a ser o centro das atenções, ao adentrar para uma das realezas mais tradicionais da contemporaneidade. Fiquei a pensar o que passava pela mente da Rainha Elizabeth, ao ver não só o ingresso de uma afrodescendente na família real, mas a concreta possibilidade de tal matrimônio gerar um rebento de cor negra. À custa de muita luta, as mudanças ocorrem! O discurso do bispo, também negro, foi corajoso, recordando o período da escravidão, da qual a Inglaterra foi uma das praticantes! O músico negro, de 19 anos, deixou perplexa a assistência! O coral, todos negros, arrepiou os mais insensíveis! No outro dia, as estilistas tiveram que repaginar suas propostas para os vestidos de noivas, à simplicidade do usado por Meghan!
 

E quanto ao preconceito em relação à etnia, haverá mudança? Aqui mesmo no Brasil, onde se ouvem propostas inclusive de aniquilar com os quilombolas? Estudos comprovam que o “homo sapiens” teria surgido na África há milênios, portanto lá estaria a origem de todos nós! Qual a plausibilidade do racismo? Quantas Marielle Franco precisarão ser brutalmente assassinadas para que um dia se constate que sem igualdade não há futuro? Que, a exemplo de Meghan, todos tenhamos a coragem de usar a indumentária da simplicidade!

 

Emmanuel Furtado
etfurtado@uol.com.br
Desembargador
do TRT e professor da UFC

O que você achou desse conteúdo?