Logo O POVO+
A importância da inovação para as organizações
Opinião

A importância da inovação para as organizações

Edição Impressa
Tipo Notícia

O atual cenário competitivo tem proporcionado mudanças nas empresas dos mais diversos ramos. Com o dinamismo desse crescimento, o mercado requer dos profissionais, competências versáteis para lidar com a complexidade das atividades. Empresas e organizações que possuem habilidades em articular saberes e competências tecnológicas para criar novos produtos, serviços e até mesmo negócios, embora não seja uma regra, são considerados por muitos executivos como a tendência de inovação para a próxima década.


E como ocorre a inovação? A estrutura da inovação passa pela descoberta, design e desenvolvimento até chegar no ativo de processos. Nesse transcurso, são analisadas tendências e ideias de inovação, como também necessidades, desafios, adversidades, desenho da solução e protótipos, passando pelo desenvolvimento até o produto final.
 

Por outro lado, a inovação possui fatores de risco que precisam ser considerados no processo, entre eles: planejamento e gerenciamento de projetos e ações, dificuldade de contratar profissionais com perfil transdisciplinar, organizações com culturas organizacionais enrijecidas e o ambiente em que a inovação está sendo desenvolvida. Outros elementos que são relevantes para o processo de inovação estão relacionados à velocidade e o valor atribuído a esta inovação. É bom ter em mente que implementar de forma bem-sucedida uma inovação, confronta com uma série de desafios.
 

E como a inovação é tratada no âmbito governamental? Recentemente, foi regulamentado, no dia 8 de fevereiro de 2018, o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Este instrumento possui uma série de mecanismos que desburocratizam as atividades de pesquisa e inovação, bem como contribuem para integrar as Instituições de Ciência e Tecnologia ao setor empresarial.
 

Desta forma, a crescente articulação entre os setores público e privado contribuem para o crescimento da pesquisa e inovação no nosso País, e consequentemente, o crescimento do setor industrial nacional.n

 

Cristiane Borges
cristiane.borges@
polodeinovacao.ifce.edu.br
Diretora do Polo de Inovação Fortaleza IFCE/Embrapii 

O que você achou desse conteúdo?