Logo O POVO+
Somos latinos, pero no mucho
Opinião

Somos latinos, pero no mucho

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Relembrando as aulas de Geografia, América Latina envolve os países do México até Argentina. Mas parece que descobrimos que o Brasil faz parte da América Latina somente quando a seleção brasileira de futebol participa da Copa América, fora isso (um pouco de exagero, confesso), qual nossa integração com grande parte do continente americano?


A formação histórica brasileira tem sua dose de contribuição no cenário atual, o imperialismo da Alemanha, Estados Unidos, França, Inglaterra no séc.XIX dentro do nosso processo de consolidação de nação somado a disputas territoriais e dificuldade de transporte e comunicação com os países vizinhos ajudaram no distanciamento.


Repare alguns hábitos nossos. Na literatura, autores europeus ou norte-americanos dominam. Na tevê ou cinema, produções norte-americanas. Nas rádios comerciais, música norte-americana esmagadoramente. Viajar que amplia os conhecimentos, New York, Miami, no máximo, Europa. Não é de espantar o Rio de Janeiro ter uma estátua da liberdade. Quanta marmota!


Gosto, preferência, escolha, aceita-se. Todavia, nós, brasileiros, saímos perdendo econômica e culturalmente.


Na economia, o potencial de negócios brasileiros com os países latinos é aquém das possibilidades financeiras, mas, mesmo com o Atlântico de distância a África desponta como eldorado das oportunidades globais.


Culturalmente, a imensa e múltipla cultura latina é mais rica e próxima da nossa expressividade e alma brasileira. Vejamos algumas referências que mal conhecemos. A profundidade e sensibilidade do cinema argentino, chileno, mexicano; ritmo, linguagem e sensualidade do tango, cumbia, salsa, mambo e tantas outras; musicalidade de Mercedes Sosa, Gotan Project, Calle 13, Julieta Venegas e muito mais; palavras de encantamento, poesia e reflexão nos textos de Vargas Llosa, Borges, García Marquez, Eduardo Galeano, Pablo Neruda e tantos outros escritores do continente. De Neruda, aproveito uma estrofe do poema Integraciones e faço o convite para mergulhar no nosso maravilhoso mundo latino.


Después de todo te amaré/ como si fuera siempre antes/ como si de tanto esperar/ sin que te viera ni llegaras/ estuvieras eternamente/ respirando cerca de mí.

 

Sérgio Falcão

falcao@opovo.com.br

Editor-executivo do O POVO.DOC

O que você achou desse conteúdo?