Logo O POVO+
Papa Francisco e os missionários da misericórdia
Opinião

Papa Francisco e os missionários da misericórdia

Edição Impressa
Tipo Notícia


No Jubileu da Misericórdia, papa Francisco nomeou alguns sacerdotes como missionários da misericórdia, para que, em seu nome, anunciassem e promovessem o sacramento da reconciliação naquela ocasião jubilar, inclusive com prerrogativas de absolver validamente pecados reservados à sua autoridade.
 

Terminado aquele jubileu, o papa quis estender algumas de suas iniciativas pastorais, e prorrogou o mandato dos missionários da misericórdia. Disse o Pontífice: “Refletindo sobre o grande serviço que prestastes à Igreja, e sobre todo o bem que fizestes e oferecestes a tantos crentes com a vossa pregação e, acima de tudo, com a celebração do sacramento da reconciliação, julguei oportuno que o vosso mandato pudesse ser prolongado por mais um pouco de tempo”.
 

Assim, os missionários da misericórdia, nascidos do coração pastoral de Francisco, são na Igreja um legado do Ano Jubilar da Misericórdia. Desta forma, o Santo Padre deseja que a “Porta Santa” da reconciliação esteja aberta a quantos a procurem de modo sincero e com autêntico espírito de arrependimento. Na verdade, o apostolado dos missionários, ensina o papa, “é um apelo a procurar e receber o perdão do Pai. Como se vê, Deus tem necessidade de homens que levem ao mundo o seu perdão e a sua misericórdia”
 

Em tempos de guerra, seja entre povos, seja entre pessoas, guerras de vaidade e de orgulho, é preciso levar adiante a obra da reconciliação “para que a unidade desejada por Deus em Cristo prevaleça sobre a ação negativa do maligno que se aproveita de tantos meios atuais (...), mas que se forem mal-usados, em vez de unir separam”.
 

Sem dúvida, todos os sacerdotes devem ser homens misericordiosos; mas, referente aos missionários por ele instituídos, o Santo Padre reforça: “Queridos irmãos, recomeçai a partir deste encontro com a alegria de ser confirmados no ministério da misericórdia. Confirmados antes de tudo na grata confiança de serdes vós em primeiro lugar chamados a renascer sempre de novo ‘do alto’, do amor de Deus. E, ao mesmo tempo, confirmados na missão de oferecer a todos o sinal de Jesus ‘elevado’ da terra, para que a comunidade seja sinal e instrumento de unidade no meio do mundo”.

 

Pe.RafhaelSilva Maciel
perafhael@hotmail.com
Missionário da Misericórdia 

O que você achou desse conteúdo?