Logo O POVO+
Paço em Passos e o resgate do Centro de Fortaleza
Opinião

Paço em Passos e o resgate do Centro de Fortaleza

Edição Impressa
Tipo Notícia

A cidade de Fortaleza completou 292 anos. Em meio às comemorações, a Prefeitura Municipal presenteou o fortalezense com a inauguração do Memorial do Paço Municipal, no dia 13 de abril, dando a oportunidade de acessar a história, a cultura, os valores da Cidade que passou de vila à quinta capital do País e à maior economia do Nordeste. A história de um povo é contada e narrada para o seu povo. A necessidade de um resgate histórico e cultural, bem como a valorização dos espaços públicos e privados que foram palcos e testemunhos físicos das marcas deixadas por homens e mulheres – que o tempo não deve apagar –, se faz presente na inauguração desse novo ambiente cultural e histórico em nosso município.
 

O Memorial do Paço é um projeto que enaltece a memória da cidade de Fortaleza, bem como a memória da própria Prefeitura Municipal e do Palácio João Brígido – conhecido como Palácio do Bispo, onde hoje abriga o gabinete do chefe do Poder Executivo Municipal.
 

Com escopo de tornar a visitação do público mais prazerosa e didática, a curadoria dividiu os salões em espaços multifacetados, levando os convidados a desvendar as mais variadas formas culturais e artísticas de brilhantes cearenses, bem como compreender as raízes e significados de nomes que ora galhardeiam as indicações de ruas e bairros de nossa Cidade. Esses espaços abrigam obras de arte do acervo da Prefeitura, premiações recebidas por méritos administrativos, bem como pinturas que retratam todos os gestores municipais desde o período republicano.
 

Ademais, a criação do Memorial do Paço está em consonância com o Projeto Fortaleza 2040 no que diz respeito às políticas públicas de valorização e preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de nossa Capital. Conhecer o Paço em Passos tem o condão de resgatar o Centro da Cidade de Fortaleza e ratificar o desejo de termos um complexo de ambientes histórico-culturais que retratem os quase três séculos de existência, de luta, de construção, de um povo vanguardista, não obstante tamanhas adversidades. Comemoremos uma Fortaleza que tem sede de sua história. Uma Fortaleza que tem história! Fortaleza que faz história!

 

Pedro C. Rocha Neto
rochaneto.pedro@gmail.com
Secretário Executivo da Chefia de Gabinete do Prefeito 

O que você achou desse conteúdo?