Logo O POVO+
O desafio de ser publicitário na era de pulverizações
Opinião

O desafio de ser publicitário na era de pulverizações

Edição Impressa
Tipo Notícia

O crescimento exponencial dos canais de mídia nos últimos anos trouxe uma explosão de possibilidades para os consumidores em todo o mundo. Cada vez mais nichos surgem e identificam-se com conteúdos disponíveis para todos os gostos, abrindo um leque de infinitas oportunidades para a presença das marcas.


As mídias tradicionais se reinventaram e trouxeram novos produtos digitais que se destacam por suas chancelas de credibilidade, cujo valor é inestimável para a sociedade frente à ameaça das fake news e do risco de comprometer a imagem das marcas anunciantes. TVs, jornais e revistas tradicionais destacam-se com seus portais e aplicativos e as rádios já têm suas versões digitais.
 

Além deles, as redes de pesquisa, redes sociais, redes de vídeo, aplicativos de música e de geolocalização, marketplaces, blogs, vlogs e milhões de outros canais trazem uma riqueza de caminhos com peculiaridades bem diferentes. Neste cenário, planejar a presença das marcas exige conhecimentos e 

habilidades bem mais complexos do que num passado recente.
 

A cada dia, ferramentas de otimização de canais mais sofisticadas e pesquisas cada vez mais cirúrgicas são lançadas e amplia-se a quantidade de certificações profissionais para promover as boas práticas na gestão de campanhas publicitárias. As diversas métricas para se avaliar o desempenho dos investimentos já mostram, por exemplo, quantas das pessoas que entraram no site de uma empresa visitaram sua loja física, fortalecendo cada vez mais o conceito omnichannel.
 

Diante de tantas oportunidades, uma armadilha arriscada é tentar aproveitar tudo e pulverizar o investimento em pequenos sopros sem fôlego para alcançar uma frequência mínima que garanta alguma efetividade. O segredo é filtrar o que tem mais poder de gerar resultados efetivos, considerando o investimento disponível e os objetivos estratégicos da marca. Ser publicitário nunca foi tão desafiador e ao mesmo tempo tão fascinante.

 

Eliziane Colares
eliziane@advance.com.br
Publicitária, empresária e sócia da Advance

O que você achou desse conteúdo?