VERSÃO IMPRESSA

Menos é mais em padrão de moda?

01:30 | 23/04/2018

Misia Rocha

emisiarocha@gomesdematos.com.br

Consultora da Gomes de Matos Consultores Associados


Acredito que todos já ouviram a expressão “menos é mais” quando nos referimos a padrões de moda e etiqueta, decoração ou maquiagem do dia-a-dia. Mas se aplica a tudo na vida? Quando falamos de gestão, com certeza sim!


Pesquisador Hitendra Patel, indiano radicado em Boston, Massachusetts , professor universitário e Consultor Organizacional na IXL Center; durante a certificação de consultores organizacionais , realizado na cidade de Fortaleza, analisa a simplicidade como parte imprescindível para a solução de problemas.


Segundo o indiano, fazer listas, agrupá-las e simplificar o raciocínio (e também o trabalho) são condições para uma melhor atuação desde em consultoria, gestão, até fazendo compras no supermercado. As listas em si mesmas indicam ao cérebro uma desorganização, um amontoado de “palavras” que obrigam você a andar por todo o supermercado e muitas vezes voltar às prateleiras que acabou de verificar para colocar no carrinho aquele produto anotado por último. Elas representam os brainstorms nas organizações, o momento de jorrar as ideias.


Após a lista é preciso agrupar, formar conjuntos para melhor assimilação, considerar leite, ovos e manteiga como lacticínios; tomate, alface e cenoura como verdura, e detergente e sabão em pó e desinfetante como materiais de limpeza.


A partir dos grupos, a simplificação é automática no nosso cérebro, nas gôndolas do supermercado e nos computadores para a assimilação do problema chave do cliente e a melhor solução.


Parece uma metodologia simples, e o é, mas não pode ser considerada simplista. Reconhecer as listas e os grupos exige, acima de tudo, experiência, estudo e assertividade. Identificar o problema do cliente quando muitas vezes nem ele sabe qual o é, já faz parte da solução e conduz para resultados concretos.


“Menos é mais” quando as listas, grupos e a simplificação dão segurança necessária ao patrocinador de que aquele é, sim , o melhor caminho para a solução do seu problema e para a gestão da sua empresa.


É quando o gestor tem certeza que não poderia mesmo ter solução mais clara e objetiva; e que ele tem condições se seguir nesse plano.


E “Menos é mais” ,também, quando economiza nosso tempo e dinheiro no supermercado, alguém ainda duvida?

GABRIELLE ZARANZA

TAGS