Logo O POVO+
Ler pode ser um grande prazer
Opinião

Ler pode ser um grande prazer

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

É notório e comprovado cientificamente que o hábito da leitura proporciona inúmeros benefícios à criança e abre um leque de possibilidades. Um dos primeiros passos para incentivar a criança a ler, além de promover o desenvolvimento infantil, é contar histórias.


Através das histórias a criança viaja pelo mundo da imaginação, conhece lugares, objetos e pessoas, amplia seus sonhos e sua visão de mundo, aumenta o vocabulário tão necessário para o desenvolvimento da fala, leitura e escrita, aprimora a habilidade de comunicação, apura o senso crítico e melhora o desempenho escolar.


A leitura contribui também para o desenvolvimento emocional, pois quando as crianças se identificam ou não com os personagens, surgem inúmeros sentimentos, o que ajuda a lidarem com as emoções. Outro ponto positivo é que quando os pais contam histórias para os filhos, compartilhando esse momento lúdico e prazeroso, o vínculo familiar se fortalece.


A pesquisa realizada pelo pediatra John Hutton, comprova que o estímulo precoce à leitura influencia na atividade cerebral, muda a maneira como o cérebro processa as informações, facilita a compreensão e amplia o hábito da leitura. Outro estudo que estimulava os pais a contarem histórias para as crianças a partir dos 6 meses de idade, realizado com 1.250 famílias de baixa renda, comprovou o aumento de 14% no vocabulário e uma diminuição de 25% de crianças com problemas de comportamento. O estudo também constatou melhoras nas relações familiares, com menor índice de punições físicas e maior estimulação cognitiva em casa.


Rubem Alves já dizia: “Um livro é um brinquedo feito de letras, ler é brincar.”


Portanto, vamos dar mais espaço aos livros e incluir bibliotecas e livrarias como opção de lazer. As nossas crianças merecem.

Dagmar Soares

mdagmarsoares@hotmail.com

Fonoaudióloga e assessora do Programa Mais Infância Ceará

 

O que você achou desse conteúdo?