Logo O POVO+
Fortaleza, luz dos nossos corações
Opinião

Fortaleza, luz dos nossos corações

Edição Impressa
Tipo Notícia


“Ao longe, em brancas praias embalada
Pelas ondas azuis dos verdes mares
A Fortaleza, a loura desposada
Do sol, dormita à sombra dos palmares”

Inspirado no soneto do poeta e jornalista Paula Nei, ainda no século XIX, rendo homenagem à cidade amada dos dias atuais - que adotei por minha aos 14 anos. E contar do amor que sinto é envolver-se de luz, cores, sabores e sons. Somos a capital da Terra do Sol, das mais iluminadas do País, tal é o lume do astro maior aqui incidindo. Acresce a brisa aprazível e o pacífico (ou seria atlântico?) e encantador brilho da lua. Mas, de verdade, graça maior é a sua gente.
 

Na cidade nascida para luzir, o povo amável, trabalhador e gentil, iluminando a vida uns dos outros. Gente empreendedora, que tem na alegria, no bem tratar e na incomum gaiatice, um jeito único de enfrentar desafios e construir futuro sereno, honesto e transformador.
 

Não há outro lugar como a nossa capital. O afeto e as lembranças de toda uma vida saltam à minha mente, as histórias vividas desde os anos 70, quando aqui cheguei, os causos de ouvido, contados pelos que já não habitam este plano, mas que permanecem entre nós com suas histórias.
 

Uma relação de amor, principalmente com o Centro. Ah, o Centro! Local mágico, cenário da Belle Époque; caminhos do Bode Ioiô (tema de escola de samba do Rio de Janeiro em 2019); da Coluna da Hora; do Abrigo Central; das ruas e becos com gosto de maresia. Centro da sabedoria e da arte. Mas também da molecagem, orquestrada em torno da vaia ao sol.
 

Mesmo com a transformação da cidade, sua verticalização, mudança dos eixos habitacionais, movimentos de chegada e partida de gente, vai-e-vem das lojas, o Centro ainda é a maior referência, termômetro comercial e cultural. Os encontros na Praça do Ferreira com o cineteatro São Luiz por testemunha, a multidão na Guilherme Rocha, o espetáculo no Theatro José de Alencar. Tudo é isso vida.
 

Viva a nossa Capital, a nossa Cidade, o querido lar maior. Cidade de luz, refletida por pessoas incríveis. Que os anos e as alegrias de Fortaleza se multipliquem por mais 292 vezes.

 

Assis Cavalcante
assisvisao@secrel.com.br
Presidente da CDL

O que você achou desse conteúdo?