Logo O POVO+
Educação a Distância
Opinião

Educação a Distância

Edição Impressa
Tipo Notícia


Ao transitar pela cidade, observamos alguns outdoors com ofertas de cursos a serem ministrados na modalidade a distância (Educação a Distância-EaD). 

 

Propagandas similares epetem-se nos comerciais veiculados em canais televisivos, em que flexibilidade e preço apresentam-se como diferenciais.
 

Como será estudar nessa modalidade de ensino? Antes de tentar responder a essa pergunta, torna-se necessário primeiramente refletir sobre outras questões ligadas à legislação e até mesmo ao avanço tecnológico. 

 

Recentemente, o Decreto No 9.057/2017 possibilitou uma série de mudanças na EaD, dentre elas, a ampliação da oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação à distância. Além disso, permite a inclusão de instituições na modalidade EaD sem exigir o credenciamento antecipado para a oferta presencial. Outro item que proporcionou o crescimento da educação a distância, foi avanço tecnológico com a implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Se observarmos o resultado disso, veremos que a evolução das tecnologias proporcionaram mudanças nas formas de se comunicar e interagir. A comunicação mediada pelas TDIC rompeu significativamente a barreira espacial e temporal, agilizando a circulação de informações, e com isso, favorecendo as interações entre usuários localizados nos lugares mais distantes.
 

Tecnologias, recursos e ferramentas como a realidade virtual, realidade aumentada, simulação, webconferência, Curso Online Aberto e Massivo (MOOC), Ambiente de Aprendizagem Pessoal (PLE), Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), redes e comunidades sociais, blogs, YouTube, têm possibilitado novas formas de interação, tanto em tempo real como em tempos diferentes, e proporcionaram mudanças na percepção de mundo, tempo e espaço. Estudar a distância proporciona ao estudante uma flexibilização em seus horários de estudo e ritmo de aprendizagem. Por outro lado, caso o discente não defina um cronograma de estudos, bem como estudar com autonomia, poderá ter dificuldades na realização do seu curso a distância. Por fim, o estudo a distância exige dedicação e compromisso, como qualquer aprendizado presencial.

 

Cristiane Borges
cristiane.borges@
polodeinovaçao.ifce.edu.br
Diretora do Polo de Inovação Fortaleza IFCE/Embrapii 

O que você achou desse conteúdo?