VERSÃO IMPRESSA

Copio, logo existo

01:30 | 05/03/2018

Gal Kury

galkury@galkury.com

Consultora de marketing e professora universitária


Existe um ditado que fala: “Um homem só pode ser um homem através de outros homens”. Os estudos de Economia Comportamental, que integram conceitos da economia e psicologia, vêm trazendo valiosos inputs para diversas áreas. Autores consagrados como Daniel Kahneman, Dan Ariely, Michael Gladwell buscam entender e qualificar as decisões individuais e dos mercados a partir das influências racionais e emocionais, conscientes e inconscientes que afetam o ser humano em suas escolhas.


Um forte exemplo é o comportamento de manada como uma tendência de as pessoas agirem de acordo com o grupo ao qual pertencem sem pensar nas consequências individuais, em um fenômeno chamado de “desindividualização”. É claro que seguir o comportamento coletivo pode também ser útil em várias situações. Alguns exemplos: você vê as avaliações de usuários para um produto que está querendo adquirir; a informação de que um determinado trajeto é perigoso e você segue outra rota; uma campanha em prol de uma causa. Porém pode também ser refratário às possibilidades de inovação.


A questão é que uma espécie de inércia do pensamento parece que vem tomando cada vez mais corpo a nossa volta. As pessoas preferem receber informações e conteúdos prontos a pensar ou gerar ideias próprias. No mundo virtual, este cenário se magnifica. É até curioso observar as hashtags, poses e expressões incorporadas em massa sem que ninguém nem pare para pensar de onde surgiram e as vezes nem sabem direito o que significa, se possuem respaldo de verdade. Mas como todo mundo está usando vamos lá!


Eu recebi através de um post patrocinado em uma rede social um anúncio vendendo monografias e artigos. Ou seja, se você não consegue produzir sozinho seu próprio pensamento pague por um pronto. Uma realidade nada promissora na qual assistimos à exacerbação da cópia, da preguiça mental em detrimento ao pensar próprio.

 

GABRIELLE ZARANZA

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