Logo O POVO+
Cansaço
Opinião

Cansaço

Edição Impressa
Tipo Notícia

Você se sente cansado a maioria do tempo?Essa é uma queixa frequente em cerca de 15% da população. Sentir-se regularmente muito fatigado pode levar a uma série de problemas como por exemplo dormir ao volante e causar acidentes no trânsito. Mas quais as razões que podem estar por trás dessa fadiga? Existem várias causas para o problema como: falta de sono, dieta não balanceada, estilo de vida sedentário, estresse excessivo e condições clínicas.  

Geralmente um indivíduo adulto necessita de 7 horas de sono e a sua falta pode levar não só a fadiga, mas problemas de saúde como obesidade e pressão elevada. Para melhorar o sono, dicas incluem: manter uma rotina de sono constante, evitar as “sonecas” durante o dia,ter um quarto tranquilo com luz e temperatura confortáveis,diminuir bebidas cafeinadas, álcool e cigarro antes de deitar-se.  

Uma ingesta adequada de calorias, rica em frutas e legumes, menos açúcar e gorduras saturadas, não dispensar o café da manhã, além de alimentar-se em intervalos regulares e beber bastante água podem melhorar a sua saúde e sua disposição.  

Estudos mostraram que exercícios de moderada intensidade de apenas 20 min podem ajudar a impulsionar sua energia. Além disso, algumas diretrizes sugerem que adultos precisam de cerca de 2h e 30 min de exercício por semana como caminhar, andar de bicicleta, jogar tênis para ajudar a erradicar a fadiga.  

O estresse excessivo e prolongado pode causar exaustão física e emocional e levar inclusive a doenças como p. ex. dor de cabeça e tensão muscular. 

 

Algumas recomendações incluem identificar a fonte do estresse,aprender a reconhecer os limites e a dizer não,evitar se possível algo ou alguém que lhe cause estresse,aceitar situações que não podem ser evitadas, e ainda ver a situação estressante de outra maneira,de forma mais positiva.  

Existe a chance de que alguma condição clínica possa estar causando seu esgotamento, por isso é importante procurar o seu médico e discutir suas preocupações com ele, para que situações possíveis de causar cansaço como anemia, doenças da tireóide, diabetes, infecção, doença cardíaca, depressão, deficiência de vitaminas e minerais possam ser diagnosticadas e tratadas.

 

Weiber Xavier wsxavier@uol.com.br Médico e professor de Medicina 

O que você achou desse conteúdo?