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BNCC prevê mudanças e desafios para o Ensino Médio
Opinião

BNCC prevê mudanças e desafios para o Ensino Médio

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Tipo Notícia

Está chegando o momento que toda comunidade escolar tem pedido já há algum tempo: as novas diretrizes de conteúdo do Ensino Médio, que serão norteadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Podemos dizer que é um momento esperado porque, nos últimos anos, os problemas enfrentados pelos alunos, professores, diretores e mantenedores, dentro das escolas que oferecem esse segmento, sejam públicas ou privadas, só se agrava. A evasão de alunos e o papel de professores em sala de aula tem sido bastante comentado em todas as esferas.
 

Uma reforma curricular é vista com bons olhos quando imaginamos o caos sistêmico que atinge o Ensino Médio, que visa formar cidadãos e ao mesmo tempo torná-los capazes de entrar em uma universidade, o que não parece dar certo para a maioria dos estudantes ao final do ensino básico. No entanto, ainda não parece muito claro como os professores trabalharão os objetos do conhecimento e as competências após o processo de mudanças.
 

Na mídia, o destaque sobre a BNCC foi que só apareceram como obrigatórias as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Isso não quer dizer que as demais disciplinas que hoje aparecem segmentadas como Física, Química, Filosofia, ou Geografia, por exemplo, estejam de fora do documento. As demais disciplinas aparecem agrupadas em áreas do conhecimento, onde indicam um conjunto de competências e podem propor um percurso formativo, que já é uma tendência em termos de educação fazendo com que os alunos antecipem a escolha, não necessariamente da profissão, mas da área que possui mais afinidade e deseja seguir.
 

A questão mais importante é como a escola irá se adequar a essa nova relação com a educação. Esse é o momento de acompanhar o processo de construção da BNCC, uma vez que quanto antes nos prepararmos, melhor o trabalho será desenvolvido após a homologação e, ainda, como será a sua relação com a reforma do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, teremos que ser capazes de formar e orientar professores, autores, diretores, pais e responsáveis. É um desafio enorme, mas que não pode ser adiado.

 

Fabrício Cortezi
fabricio.moura@
somoseducacao.com.br
Coordenador pedagógico do Sistema de Ensino pH

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