Logo O POVO+
Adote uma árvore
Opinião

Adote uma árvore

Edição Impressa
Tipo Notícia
Como já é tradicional desde 1965, comemora-se, na última semana de março, no Norte e Nordeste, a Festa Anual das Árvores. Este ano, a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará, será homenageada. A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) trabalhará o tema “Adote uma árvore”, distribuindo mudas à população. A ideia é incentivar a arborização das cidades. O Inventário Florestal Nacional (IFN) mostra que a cobertura florestal do Estado em 2009 era de apenas 57% do nosso território.

 

O governo Camilo Santana está fazendo sua parte, dentro do Programa Ceará Mais Verde, com o plantio de 109 mil mudas, sendo 30 mil na Área de Preservação Ambiental de Baturité, 36 mil na bacia do rio Jaguaribe e mais 43 mil nos parques Cocó e Botânico, em parceria com a C. Rolim Engenharia e Unimed Fortaleza.


O cultivo de árvores proporciona renovação do ar, conforto térmico, convite ao convívio com animais, prevenção da erosão e proteção de nascentes. Louve-se aqui o exemplo da Prefeitura de Fortaleza, que desde 2014 possui o projeto “Árvore na minha calçada”, que viabiliza o plantio de mudas. As demais prefeituras do estado não só podem como devem se espelhar nesta prática. E é do interesse da Sema tornar-se parceira nesta causa, fornecendo mudas e dando suporte técnico aos municípios.


Atividade estratégica para a qualidade ambiental, a produção e distribuição nos viveiros mantidos pela Sema, no Parque Estadual Botânico e na sede da APA da Serra de Baturité, ultrapassou 200.000 mudas distribuídas desde 2015. Onze viveiros estão sendo construídos ou requalificados para atender à demanda, em parceria com municípios.


O objetivo dessa cadeia de produção, doação, plantio e cuidado é fazer de fato um Ceará Mais Verde. E isso só será possível se cada um de nós fizer desta postura uma prioridade, compartilhando e fortalecendo uma rede solidária de educação ambiental. Por isso, a partir de agora, “adote uma árvore”!

 

Artur Bruno

arturbruno@arturbruno.com.br

Secretário do Meio Ambiente do Ceará

 

O que você achou desse conteúdo?