Logo O POVO+
Idéias. Nova chance à Assembleia, uma casa de debates
Opinião

Idéias. Nova chance à Assembleia, uma casa de debates

Edição Impressa
Tipo Notícia

A partir de hoje, o debate necessário à sociedade cearense sobre a problemática da insegurança crescente ganha mais um palco para se desenvolver, com a volta às atividades cotidianas da Assembleia Legislativa. Pena que a expectativa geral não seja a de que um fórum de qualidade se junte aos já existentes, considerando o histórico de como as coisas ali acontecem mesmo quando temas de grande relevância entram na pauta. Há, lamentavelmente, riscos de um rebaixamento na discussão.

A favor dos parlamentares, inclusive os que fazem da temática da violência seu discurso de todo dia, mesmo em tempos de tranquilidade, vale destacar que até hoje, pouco menos de uma semana depois de ocorridas as tragédias na casa de show em Cajazeiras e na cadeia de Itapajé, responsáveis juntos por inacreditáveis 24 mortes em pouco mais de 24 horas, ninguém ainda apareceu querendo tirar proveito político com declarações que objetivem apenas desgastar o governo. Mesmo quem é da oposição tem se portado de maneira serena, evitando dramatizações e eloquências verbais desnecessárias diante do momento de medo generalizado. O reinício dos trabalhos mostrará se efeito do recesso ou é mesmo um ato de consciência dos parlamentares. Camilo Santana, assessores e aliados, nesse sentido, não podem se queixar do comportamento da turma à qual cabe a imprescindível missão de manter voz crítica e vigilante em relação ao governo.  

O Legislativo, por sua natureza diversa, por representar mais do que qualquer outro poder a face múltipla de uma sociedade, muito teria a oferecer em situações como o que o Ceará hoje experimenta no campo da segurança pública. Há, entre os deputados, vozes de origens e representatividades distintas, há visões diferentes sobre a estratégia correta de combate à violência convivendo e medindo forças, através do discurso e de suas práticas políticas. Aliás, quanto mais assim o for mais fortalecido estará o poder.  

 

Portanto, há ali legitimidade plena para levar ao exercício de um bom debate acerca da situação e dos remédios adequados para superá-la. A única coisa que podemos exigir é que ninguém vá à discussão buscando tirar proveito, obter algum tipo de vantagem eleitoral diante do quadr0 dramático.  

A atual legislatura não se marca pela qualidade, longe disso. Pode surpreender, quebrando expectativas negativas, se estabelecendo como palco de um debate propositivo, capaz de garantir respeito efetivo ao que realmente interessa ao cearense nesse momento simbolizado pela união de suas forças representativas contra o real inimigo de todos, que é a organização de criminosos para espalhar medo e gerar o pânico. Esforço que não poderá prescindir de uma Assembleia absolutamente envolvida com todo o processo, por sua característica especial e necessária de sediar um debate que o tempo todo precisa considerar quase todos os tipos de pensamento, s0bre qual tema for.  

O ano é eleitoral, grande parte dos parlamentares estará no esforço legítimo de buscar a renovação de seus mandatos, mas temos o direito de esperar que a Assembleia, voltando aos seus dias normais, garanta mais um espaço de boas discussões sobre o momento da segurança pública no Ceará e a forma como a sociedade pode se unir para superar os graves desafios que enfrenta na atualidade.

 

Gualter George gualter@opovo, com.br Editor-executivo de Política

O que você achou desse conteúdo?