VERSÃO IMPRESSA

Fortaleza e o seu primeiro Distrito Criativo

01:30 | 26/02/2018

O Plano Fortaleza 2040 propõe a transformação da capital em uma Cidade Criativa, inovadora, inteligente e empreendedora, conectada com as demais cidades criativas do mundo, reconhecida pela sustentabilidade, inovação e diversidade cultural dos seus bens e serviços e pela inclusão social/produtiva
da sua população. 


A Prefeitura Municipal de Fortaleza está construindo a várias mãos o Distrito Criativo Iracema, a partir da estruturação de uma rede de instituições parceiras (órgãos públicos – municipais, estaduais e federais, iniciativa privada, empresas e organizações da sociedade civil) que garantirão a criação e implantação do Distrito. Da infraestrutura ao fomento, da formação ao estabelecimento de novos marcos legais, da pesquisa à formulação de políticas para uma boa governança, as parcerias são imprescindíveis para garantir a viabilidade e a sustentabilidade do Projeto. 


O Distrito Criativo Iracema compreende 2,9 quilômetros quadrados de área (Centro e Praia de Iracema), com uma população de 15.286 habitantes. Ele é composto de 7% de sua área em Zona Especial de Interesse Social – Zeis, que incluem as comunidades do Poço da Draga, Morro do Ouro e Graviola; 17% da área de Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural – ZEPH; e mais da metade do território (55%) é Zona Especial de Dinamização Urbanística e Socioeconômica – Zedus. Esse misto de zonas de interesse contribui diretamente para os objetivos centrais do Distrito Criativo Iracema, que busca aliar o empreendedorismo criativo, com inclusão social, inovação e sustentabilidade. 

 

Mãos à obra!.

 

Cláudia Leitão
claudiasousaleitao@yahoo.com.br
Professora e pesquisadora
da Uece
 

TAGS