Logo O POVO+
Negócios de Impacto e o sucesso empresarial
Opinião

Negócios de Impacto e o sucesso empresarial

Edição Impressa
Tipo Notícia

Negócios de Impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo e de forma sustentável, tendo uma governança que leva em consideração os interesses de investidores, clientes e da comunidade. As Empresas de Futuro redefinem o significado do sucesso empresarial, usando a força do mercado para proporcionar soluções aos seus problemas por meio de negócios de impacto.

Este novo tipo de Empresa amplia o dever fiduciário dos seus acionistas para incorporar interesses não financeiros, cumprindo o compromisso de gerar impactos socioambientais positivos, operando com altos padrões de desempenho e transparência. Tudo isso com a visão de uma economia onde o sucesso é medido pelo bem-estar das pessoas, das sociedades e da natureza.  

A análise do retorno sobre o investimento social %u2013 ROI social, é o marco divisor que separa empresas tradicionais e Empresas de Futuro. É importante lembrar que este novo paradigma empresarial nasceu em 2006 nos Estados Unidos, por iniciativa da organização B Lab, e chegou à América Latina em 2012, através do Sistema B.  

É imprescindível compreender um protagonismo onde o setor privado é o principal agente de mudança e responsável pela criação de uma nova economia que gere sociedades mais justas e mais humanas, reincorporando a ética ao mundo dos negócios  

Redefinir o sucesso empresarial é tarefa para um progresso exponencial. Sim, reitera-se a missão de uma nova classe de empresa que gera, simultaneamente, rentabilidade financeira e impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Diferem-se das empresas tradicionais por cumprir padrões elevados e rigorosos em matéria de governança, responsabilidade e transparência.  

A agenda de desenvolvimento sustentável do estado do Ceará contempla variáveis econômicas, ambientais e sociais, nesse sentido, as Empresas de Futuro são veículos eficazes para consolidar o novo modelo de negócio que coloca a rentabilidade a serviço de sua missão.

 

Haroldo Rodrigues Jr haroldo@in3citi.com Sócio Fundador da Investidora de Impacto in3citi

O que você achou desse conteúdo?