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Walyson Soares: Um 2018 bom para o negócio?
Opinião

Walyson Soares: Um 2018 bom para o negócio?

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O ano novo já está aqui e, no mundo dos negócios, mais importante que estourar champanhe e desejar os melhores votos é fazer também para a sua empresa uma lista de metas para saber onde se quer chegar em 2018. Ou seja, fazer um planejamento estratégico.


“Planejar é decidir de antemão qual é, e como será a sua vitória”, diz o consultor de performance e autor do livro O Líder Coach, Rhandy Di Stéfano. O planejamento estratégico de uma empresa define como ela vai atingir o seu resultado. Existem várias metodologias de fazê-lo mas, se fosse possível sintetizar, destacaria quatro pilares.


Primeiro, é importante escolher as pessoas certas para fazer esse planejamento e para acompanharem a execução das metas. Uma equipe competente, alinhada, organizada e diversificada é capaz de elaborar estratégias assertivas para maior contribuição do olhar do outro, enxergando, assim, forças e fraquezas da empresa e o que precisa ser priorizado.


Também é preciso ter claro o orçamento e saber quais investimentos privilegiar. Para crescer é preciso investir com perspicácia. É imprescindível realizar uma análise de mercado, monitorar e acompanhar o desempenho dos concorrentes, bem como acompanhar a conjuntura econômica a fim de captar as oportunidades e ameaças externas.


O terceiro ponto é ter bem claro qual o seu posicionamento no mercado. “No que eu sou bom?”, “Quem é o meu cliente?”. Saber essas respostas é determinante para direcionar a forma mais apropriada de vender o seu serviço.


Por último, flexibilidade. Atualmente, estamos no chamado mercado VUCA (do inglês, Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), então ser flexível é fundamental não para desistir dos objetivos, mas para saber como contornar as dificuldade para aí sim atingi-los.


E o investimento? Devo investir? Sempre! O mercado sempre precisa de pessoas que invistam em crescimento. Entretanto, mais importante do que investir é saber a medida certa. A dica é estar sempre de olho no Índice de Confiança do mercado. A gente tem de controlar a velocidade; só não podemos parar o carro. 

 

Walyson Soares

diretoria@wsgestao.com.br

Economista, diretor executivo da WS Gestão, consultor empresarial e especialista em Projetos de Gestão de Alto Impacto, Produtividade e Crescimento

 

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