Logo O POVO+
W.Gabriel: Como 2018 pode ser digitalmente positivo
Opinião

W.Gabriel: Como 2018 pode ser digitalmente positivo

2017 foi um ano de motivar a esperança para a área digital
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Começamos bem o ano novo para a área digital. Boas perspectivas de melhoria do ano que passou, novidades tecnológicas na área de tevês e robores e até o Brasil entrando na lista dos países com unicórnios no mundo.


2017 foi um ano de motivar a esperança para a área digital. Vimos celebridades cada vez mais revendo seus preconceitos depois do olhar coletivo de celulares anônimos. Também foi o ano em que, quase por unanimidade, a internet rejeitou o presidente. Ano em que youtubers de cabelos coloridos bateram recordes mundiais de audiência, mas também que ressoaram ignorâncias homéricas, gerando incômodos social amplos. Tivemos o Brasil campeão de games, assim como o Ceará em evidência por suas artes distribuídas online. Ano em que o Facebook continuou crescendo, junto com suas empresas Instagram e WhatsApp, enquanto as demais tentavam sobreviver. Filmamos o que podíamos, postamos o que nem sabíamos, refletimos sobre os impactos online, revoltamo-nos quando nos atingia e divulgamos quando achávamos populares. Estamos aprendendo.


Diante do cenário passado, 2018 nos espera com mais vídeos e mais liberdade de expressão online, seja forma danosa ou construtiva. Além disso, espera-se mais empreendedorismo digital. O ano começou com o anúncio do primeiro unicórnio brasileiro. A start-up 99 (antiga 99taxi, que agora lançou a 99pop), comprada pelo grupo chinês Didi Chuxing, abriu portas para que acreditássemos que é possível. Por que não o Brasil, do tamanho que é, com os cérebros que tem, não apontar inovações que farão frente a iniciativas vindas do Vale do Silício? Sim, é possível. Começamos bem o ano e devemos continuar em frente.


Também foi possível ver que o Marketing Digital nunca foi tão exigido dentro das empresas. De todas as listas de profissões mais cotadas, esta aparece sempre dentre as principais. Atuações acertadas em redes sociais, sites, e-mails e mobile passaram a ser a grande esperança de empresas de todo porte. Se você ainda não mergulhou nesse cenário, perceba que provavelmente seu concorrente já está abocanhando o mercado. Invista no digital.


Vídeos online, atuações inteligentes em redes sociais, engenharia de comunicação, marketing omnichannel e automação são palavras que precisam ser reforçadas no ano que começa. 2017 nos mostrou o que deveríamos apostar nesse País que está apontando recuperação. Mas é em 2018 que a roda vai girar. Por isso, você deve agora escolher: ou embarca, ou ficará na praia. Começamos!

 

w.Gabriel

[wgabriel@wgabriel.net

Mestre em marketing, professor e consultor de marketing em mídias digitais.

 

O que você achou desse conteúdo?