Logo O POVO+
Paulo Vieira: Em 2018, que tipo de empreendedor você quer ser?
Opinião

Paulo Vieira: Em 2018, que tipo de empreendedor você quer ser?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Na minha carreira como coach e empresário, pude perceber que existem três perfis básicos de empreendedores: o aventureiro, o sacrificado e o de sucesso.

 

O aventureiro é o tipo que investe em um ramo de atividade que ele não conhece bem, geralmente motivado por um sonho antigo ou por uma oportunidade de momento. Por não entender nem da atividade e nem de gestão, acaba fazendo a administração do negócio de forma amadora: contrata amigos, não tem controle financeiro e, em consequência, sua empresa não cresce.


Já o empreendedor sacrificado é aquele que passou anos trabalhando em determinado ramo e resolveu utilizar as economias para começar o próprio negócio na mesma área. Embora seja um expert naquela atividade, ele também não entende de gestão: tem poucos controles financeiros, remunera mal, se sobrecarrega com tarefas operacionais e vive sob estresse. O crescimento de empresas geridas nessa linha é cheio de altos e baixos.


Se você é empresário ou pretende começar a empreender em 2018, o convido a desenvolver o perfil dos empreendedores de sucesso. Eles são apaixonados por resultados e gostam de gerir, por isso são experts nisso. A sua equipe é formada pelos melhores profissionais do mercado, que recebem salários acima da média. Ele sabe delegar o que é necessário e não se sobrecarrega. Tudo isso resulta em crescimento 30% acima da média do setor e seu negócio perdura por três gerações.


Para ser um empreendedor de sucesso é preciso buscar cursos, leituras e exercícios que proporcionem esse know how. O problema é que a maioria das pessoas querem iniciar o próprio negócio sem dedicar tempo para entender de gestão.


Independente do tipo de empreendedor que você é hoje, o poder de se tornar
um empreendedor de sucesso em 2018 está nas suas mãos. Use-o. 

 


Paulo Vieira

contato@febracis.com.br
Escritor e conferencista internacional; PhD em Coaching pela Florida Cristhian University (FCU)

 

O que você achou desse conteúdo?