Logo O POVO+
Socorro Cândido: "Os desafios do Terceiro Setor"
Opinião

Socorro Cândido: "Os desafios do Terceiro Setor"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Socorro Cândido

socorro.candido costa@gmail.com

Professora universitária, contadora especializada em Terceiro Setor e sócia da S&C Assessoria Contábil


Se perguntarem qual setor brasileiro movimentou R$ 58 bilhões em um ano (1,8% do Produto Interno Bruto), possivelmente poucos apontariam o Terceiro Setor. No entanto, este dado divulgado em 2012, na última pesquisa do IBGE sobre este segmento formado pelas entidades sem fins lucrativos, comprova o quão impactante é o papel do Terceiro Setor na promoção do desenvolvimento do País. Impactos que vão muito além do econômico, gerando também importante capital humano, ambiental e social.


Ainda é comum associar o Terceiro Setor ao trabalho voluntário ou meramente filantrópico e parece permanecer em alguns o entendimento de que basta o sentimento de caridade para gerir estas entidades. No entanto, é cada vez mais necessário compreender que as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) precisam aplicar ferramentas de governança, contabilidade e transparência, buscando atingir metas de gestão concretas em seus projetos sociais. Ou seja, não basta somente pessoas engajadas e com boas ideias. É necessário capacitação dos dirigentes e da equipe operacional para garantir a continuidade da missão institucional das organizações sociais e a sustentabilidade do principal ativo das entidades sem fins lucrativos: os impactos sociais gerados e as transformações que elas ajudam a promover na sociedade.


Especialmente neste momento delicado do País - que atravessa crises econômica, política e ética resultando em um aumento das demandas da população - é fundamental reconhecer e debater o trabalho das entidades que compõem o Terceiro Setor e como elas podem se fortalecer para ocupar de forma diferenciada um espaço que, em muitos casos, o Estado não consegue alcançar.


Pensando nisso, numa iniciativa conjunta da Fundação Raimundo Fagner e da S&C Assessoria Contábil com parceiros, será realizado de 6 a 8 de dezembro, na Unifor, o Seminário Conexão Terceiro Setor, evento gratuito (inscrições em seccontabil.com.br/

seminario3setor) criado com o propósito de discutir os desafios da capacitação profissional, fortalecimento e mobilização das Organizações da Sociedade Civil pertencentes ao Terceiro Setor no Estado do Ceará. Serão debatidos temas como o Marco Regulatório das OSCs, Alterações da legislação trabalhista no Terceiro Setor, Estratégia de Captação de recursos, Incentivos fiscais, Investimento social privado e Transparência e contabilidade. É um convite para quem deseja ver o Terceiro Setor cada vez mais forte, engajado e atuante na construção de uma sociedade transformadora.

 

O que você achou desse conteúdo?