Logo O POVO+
Sérgio Oliveira da Silva: "O Senar e a formação profissional"
Opinião

Sérgio Oliveira da Silva: "O Senar e a formação profissional"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Dezesseis mil cento e oitenta e sete (16.187) produtores rurais do Ceará foram beneficiados diretamente em 2017 pelos diversos cursos e capacitações ofertadas, gratuitamente, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar–AR/CE), em aproximadamente 300 profissões no meio rural. Em nível nacional, o Senar atende a mais de 3 milhões de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

 

O levantamento mostra que, por meio do programa de Formação Profissional Rural (FPR), foram realizados 724 treinamentos com 9.479 participantes, no Programa de Promoção Social (PS), foram 347 treinamentos, com 5.204 participantes. Além desses, o Senar, por meio de programas especiais, como o Negócio Certo Rural (NCR) atendeu em 2017 a 505 alunos, em 429 propriedades, com um índice de aproveitamento de 98% dos inscritos que foram 533. Outro programa ofertado aos produtores rurais é o Sertão Empreendedor, que, junto com o Programa Assistência Técnica e Gerencial (AteG), beneficiou a 455 propriedades com 55 treinamentos; 57 oficinas, enquanto o Empreendedor Rural capacitou 8 turmas com 123 participantes e ofereceu 8 cursos motivacionais com 133 participantes.


O Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância é outra importante ação que o Senar vem oferecendo aos produtores cearenses e seus familiares em quatro polos instalados em Fortaleza, Cascavel, Quixadá e Quixeramobim, pelo curso Técnico em Agronegócio e conta com 222 alunos. Temos ainda dois programas de promoção social muito importantes - o Agrinho e o Saúde do Homem e da Mulher. O Agrinho promove a educação dos alunos das escolas públicas da zona rural e em 2017 beneficiou 200 mil alunos, com informações sobre cidadania. O Programa Saúde do Homem e da Mulher preocupa-se com a saúde dos produtores e de sua família e beneficiou este ano 2.520 pessoas.


Demos ainda prioridade ao Programa Sindicato Forte para melhorar o atendimento aos produtores rurais. Até o dia 15 de dezembro foram realizados 692 acompanhamentos. O Senar é, sem dúvida, a maior escola da terra.

 

Sérgio Oliveira da Silva

sergio@senarce.org.br

Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE)

 

O que você achou desse conteúdo?