Logo O POVO+
Adriana Soares Alcântara: "O Raio vai chegar"
Opinião

Adriana Soares Alcântara: "O Raio vai chegar"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Na mesma edição do O POVO em que se lê sobre o crescimento dos homicídios em Fortaleza, há o registro de que mais motocicletas equiparão a Polícia Militar no Ceará. Duas outras notícias são alarmantes e desenham dias piores: o Ceará registrou até outubro de 2017 uma quantidade de 4.211 crimes violentos letais intencionais e em Fortaleza, neste ano, as mortes por homicídios superaram as mortes por acidente vascular cerebral e mais uma porção de doenças, como pneumonia e infarto agudo.

A Prefeitura de Fortaleza avisa que em 2018, com uma nova forma de monitoramento dos fatos, políticas públicas de prevenção e acompanhamento serão elaboradas. A falácia da política pública é utilizada como forma de empurrar a sujeira para debaixo do tapete. Ou elas não existem ou não foram implementadas ou ainda, se foram, não estão sendo monitoradas e avaliadas. Se já sabemos que em 2016 os homicídios só perderam para o AVC e que agora lideram a lista, por que a espera?


Quando os governos municipais e estadual vão reconhecer que perderam para o tráfico, para a violência, para o crime organizado e decidir enfrentar o problema de uma forma coerente e responsável e que mesmo a longo prazo mude a nossa realidade? É uma pergunta. A compra de carros importados para a Polícia Militar, fardamentos estilizados, motocicletas novas, aumento do contingente de policiais não deu conta, então mude de tática. Desde 2007, quando a imprensa nacional noticiou que o então governador Cid Gomes teria convidado o estilista Lino Villaventura para desenhar as fardas dos policiais do Ronda do Quarteirão, foram-se dez anos.


As crianças sem escola e lazer, criadas dentro de comunidades completamente abandonadas pelo poder público, cresceram. Os adolescentes viraram homens e mulheres. Alguns se entregaram ao trabalho no tráfico e morreram. Outros assaltam casas de forma reiterada e aterrorizam as comunidades onde vivem sem que alguém faça qualquer coisa. A polícia bem fardada e em carros importados não consegue dar “vença” e a notícia espalhada aos quatro cantos, levada pelo vento que sopra do mar é a de que não nos preocupemos, pois o Raio vai chegar.

Adriana Soares Alcântara

adri_alcantara@hotmail.com
Técnico Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará; mestranda em Planejamento e Políticas Públicas (Uece/Esmec)
O que você achou desse conteúdo?