Logo O POVO+
Jesualdo Farias: "Um título para o Brasil em 2018"
Opinião

Jesualdo Farias: "Um título para o Brasil em 2018"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Uma vitória nas urnas em 2018 poderá ser a única saída para o Brasil. Preocupam as manifestações de setores da sociedade sobre as eleições de 2018. Torna-se recorrente o discurso que coloca no mesmo rol todos os políticos, sem distinção. Sabe-se, entretanto, que em partidos políticos e fora deles existem exemplos de agentes públicos devotados às questões que afligem os brasileiros, em especial, aqueles mais atingidos pela crise econômica que produziu milhões de desempregados e que limita os investimentos em áreas estratégicas, como a educação, a ciência, a tecnologia, a inovação e a saúde.

 

Não há um passe de mágica que possa, no curto prazo, devolver ao País as estabilidades política e fiscal. Torna-se urgente a construção de um pacto que envolva políticos, empresários, entidades civis, academia e movimentos sociais, para combater um dualismo perverso que vem dificultando o bom debate e as reflexões necessárias em um momento de crise profunda. O caminho mais fácil tem sido a demonização da política. Na história recente da humanidade, o nazismo, o fascismo e ditaduras sangrentas surgiram da negação da política.


Já passa da hora de cessarem as agressões, o preconceito e a censura a manifestações políticas, artísticas, religiosas, culturais, de gênero, de raça etc. O brasileiro precisa urgentemente voltar a conviver com as diferenças típicas de uma nação multicultural, onde contrastam com as grandes metrópoles, tribos indígenas localizadas na selva amazônica, que falam outras línguas, mas que pertencem à mesma pátria. Não haverá avanço, nem na política nem na economia, com segregações em uma nação. Somos um só país. O País que trabalha e produz é o mesmo de 13 milhões de desempregados. O País que estuda é o mesmo de 26 milhões que estão fora da escola.


O Brasil nunca será um país justo, enquanto persistir o enorme fosso existente entre a maioria pobre e a minoria rica. Em 2018, os brasileiros terão a oportunidade de voltar a acreditar na política e votar para que o Brasil recupere as esperanças perdidas.

 

Jesualdo Farias

jesualdo.farias@gmail.com

Secretário estadual das Cidades e professor titular da UFC

O que você achou desse conteúdo?