VERSÃO IMPRESSA

Francisco Coutinho Chaves: "Por um CRC de todos"

01:30 | 21/11/2017
Foco numa gestão cada vez mais participativa, na qual todos possam opinar sobre que é melhor para os profissionais da Contabilidade. Este deveria ser, hoje, um dos maiores objetivos do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE). Contadores e técnicos esperam uma entidade que realmente represente os anseios de uma categoria tão expressiva e de tamanha responsabilidade sobre os rumos do País.

 

No quesito educação, a oferta de cursos preparatórios para atender as demandas do mercado é de fundamental importância para a categoria. Capacitação regular em áreas como a prestação de serviços em consultoria financeira, terceiro setor, implantação de controles internos, planejamento tributário, entre outros. É essencial implantar algo como um Centro de Treinamento do Profissional da Contabilidade (Centrec), para oferecer aprendizado com casos práticos e capacitação.


O profissional da Contabilidade demanda ainda uma entidade de classe que busque a melhoria da sua qualidade de vida. Um exemplo de ação neste sentido é buscar parcerias com seguradoras para facilitar a contratação de seguros a preços acessíveis, eliminando ou reduzindo os riscos aos quais estão sujeitos os profissionais da Contabilidade, diante da complexidade da legislação fiscal e tributária.


Outro ponto de grande impacto positivo para a categoria é intensificar a fiscalização no combate à prática irregular da profissão contábil, agindo de acordo com a legislação vigente. Da mesma forma, promover sistematicamente reuniões com os coordenadores de faculdades, além de eventos dirigidos aos alunos de cursos de Ciências Contábeis, mostrando a finalidade do Conselho e a importância do profissional para a Contabilidade. É urgente agregar recém-formados, oportunizando o conhecimento e promovendo o ingresso no mercado de trabalho.


O profissional da Contabilidade precisa de um Conselho presente, de um CRC de todos.

 

Francisco Coutinho Chaves

coutinho@cbmcontabilidade.com.br

Contador e advogado tributarista; conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) e candidato a presidente

 

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS