Logo O POVO+
Epitácio Macário: "O bicho, meu Deus, era um homem!"
Opinião

Epitácio Macário: "O bicho, meu Deus, era um homem!"

O desemprego, o consumo consumptivo e a produção destrutiva são leis inerentes ao sociometabolismo do capital
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O livro “Fios invisíveis da espoliação”, de David Montenegro, é mais que uma pesquisa acadêmica. É relato de um mergulho no inferno do trabalho dos catadores de material reciclável, mostrando os liames que religam suas experiências à acumulação de capital.

 

As cenas são chocantes: pessoas atirando-se sobre latas de lixo, recolhendo materiais recicláveis e a comida, devorada com unhas e dentes debaixo de árvores e marquises; a disputa com a máquina de triturar lixo, lançando “para fora o que antes havia sido atirado para dentro, como se retirassem da boca do inferno as almas ainda passíveis de serem salvas”; as longas jornadas, noite adentro e sol a pino, de legiões descartadas do emprego formal.


A atividade desses trabalhadores realiza três mediações: arranca do caminhão do lixo e conduz aos depósitos produtos que, pela reciclagem, merecem “nova vida no mundo das mercadorias”; alimenta a poderosa indústria da reciclagem; arremete os trabalhadores contra as forças sociometabólicas que os condenam ao descarte. A sorte e o azar é que são elos necessários da cadeia produtiva do lixo e sua força de trabalho goza e sofre o fato de merecer nova vida no mundo das mercadorias – como os produtos recicláveis.


O livro, que será lançado às 18 horas de hoje, quinta-feira, 23/11, na Biblioteca Lívio Xavier (sede do Psol), é, portanto, uma visita ao inferno dos rejeitos da sociedade. Indivíduos expulsos do emprego que resistem como mercadoria, vendendo-se a preço vil, abaixo do salário mínimo.


O pesquisador é consciente de que “a manifestação e as condições do trabalho no lixo não se explicam em sua escala de existência material imediata e aparente”. Com efeito, “o fenômeno é a porta de entrada para o entendimento de questões mais amplas e complexas ligadas à produção/reprodução da sociedade do capital”.


Nesse trânsito entre fenômeno e essência, Montenegro demonstra que o desemprego, o consumo consumptivo e a produção destrutiva são leis inerentes ao sociometabolismo do capital. Como tais, atuam com forte poder de coerção sobre os indivíduos, pondo e repondo suas condições materiais e espirituais de existência.


Eis como o sociólogo desvela os fios invisíveis que religam a atividade de catação e a portentosa indústria da reciclagem. De um lado, a espoliação do trabalho e sua miséria e, do outro, a apropriação e usufruto da riqueza.


O livro é, pois, um convite aos que buscam enxergar além da face visível dos fatos – sem descuidar destes.

 

Epitácio Macário

epitacio.macario@gmail.com
Professor de Economia Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e diretor do Andes-SN

 

O que você achou desse conteúdo?