Logo O POVO+
Alberto Perdigão Drapier: "Fortaleza Conectada"
Opinião

Alberto Perdigão Drapier: "Fortaleza Conectada"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A “resiliência urbana” é a capacidade que uma cidade tem de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se da exposição às ameaças. É um convite a um novo olhar sobre o desenvolvimento da cidade e um vetor de positivo avanço social. Um bom exemplo de resiliência urbana é o Japão.

 

Quando no último mês de agosto a Coreia do Norte lançou um míssil balístico em sua direção, após a ameaça ter sido detectada pela segurança nacional japonesa, com uma única mensagem, todos os cidadãos foram avisados em seus celulares e tiveram a chance de procurar um abrigo com antecedência.


Fortaleza é hoje a primeira capital brasileira a ter um sistema de comunicação que funciona a partir da disseminação de informações aos cidadãos. É a cidade conectada. O fortalezense já pode aderir a uma plataforma e receber dados sobre todos os segmentos da Cidade - novidades e informações sobre segurança, saúde, turismo, lazer, educação, transporte. Também será permitido abrir um canal de comunicação com todas as secretarias do Município e do Estado para, em parceria, integrarem cada vez mais os cidadãos.


Chamado Tagcity, o aplicativo foi acelerado no Vale do Silício (EUA), faz parte do projeto Fortaleza Conectada, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com outras empresas locais. A iniciativa implantará na capital o conceito de “smart city” (cidade inteligente), conectando diretamente o cidadão à gestão pública municipal.


Entre os diferenciais do app, citem-se: estar presente em todos os segmentos, atuando diretamente por meio de um canal aberto entre gestores e cidadãos; identificar a presença do usuário por proximidade e em tempo real, o que faz toda a diferença; ter a possibilidade de identificar as necessidades de cada usuário, de forma personalizada e humanizada, tornando as informações encontradas extremamente relevantes.


O projeto “Sua cidade conectada” está acontecendo graças à visão inovadora adotada pelo atual prefeito e a colaboração de pessoas e empresas engajadas no fator tecnologia à disposição do bem-estar da coletividade. Não tenho dúvidas de que a implantação do “Fortaleza Conectada” trará mais qualidade de vida a todos.

 

Alberto Perdigão Drapier

alberto@suacidadeconectada.com.br

Consultor e empreendedor

 

O que você achou desse conteúdo?