Logo O POVO+
Sônia Maria Cavalcante Melo: Ser professor (a) vale a pena?
Opinião

Sônia Maria Cavalcante Melo: Ser professor (a) vale a pena?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A profissão de professor ou professora é vocação, é doação, é maternal, é aquela em que surge na esperança de fazer valer os seus ideais em dias melhores.


É vivenciar cada momento da vida, cada experiência, cada aprendizado como se fosse o primeiro. É trocar ideias e aprender com os alunos.


Ser professor (a) transcende a vaidade de outras profissões porque essa é alicerçada no amor e no compromisso por mudanças, sejam elas sociais ou políticas. O futuro está na Educação!


Infelizmente, hoje vivemos uma dura realidade ao exercer a profissão de professor (a) no Brasil, porque o que vivenciamos no dia-a-dia, em algumas escolas, claro, sejam públicas ou privadas, são notícias nos jornais de professores que são agredidos fisicamente, ou sofrem assédio moral dentro de suas salas de aula, temendo por sua vida e querendo desistir da profissão.


O conjunto de situações, ora apresentadas, exerce uma grande influência na qualidade de vida e no trabalho dos docentes que, muitas vezes, sentem-se desmotivados e tolhidos na escolha de continuar exercendo o seu papel.


Nos perguntemos: apesar dos desafios, da vocação, dos baixos salários, da desvalorização, da falta do reconhecimento social, da luta pela sobrevivência, vale a pena ser professor (a)?


Se olharmos por esse prisma, não... porém, quando o professor (a) nasce vocacionado, vale sim!


Porque ele tem o poder de persuasão, de transmitir conhecimentos, de transformar o mundo com suas potencialidades e habilidades, encarando esta honrosa profissão como um sacerdócio, tendo este o poder de mudar o mundo, mediando o conhecimento, abrindo portas e mostrando caminhos.


Professores e professoras, você são os heróis da Educação. Parabéns!

 

Sônia Maria Cavalcante Melo

soniacavalcanteadv@hotmail.com

Presidente da Comissão de Educação e Cidadania da OAB-CE

 

O que você achou desse conteúdo?