Logo O POVO+
Onélia Santana: "Crescer, Brincar e Aprender no Ceará"
Opinião

Onélia Santana: "Crescer, Brincar e Aprender no Ceará"

O Programa Mais Infância Ceará foi criado com o propósito de englobar as várias etapas do desenvolvimento infantil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
No mês de outubro celebramos o Dia da Criança, data propícia para apresentar reflexões sobre as práticas que o Governo do Ceará vem utilizando para enfrentar os desafios ligados à infância, em especial, a garantia de que os direitos das crianças sejam promovidos e respeitados.

 

O Programa Mais Infância Ceará foi criado com o propósito de englobar as várias etapas do desenvolvimento infantil, numa atuação multidisciplinar baseada nos pilares Tempo de Crescer, Brincar e Aprender. Em cada um deles, desenvolvemos diversas ações, tais como construção e qualificação de creches; implementação de espaços públicos adequados para os pequenos como o Arte na Praça, Brinquedopraças, Praia Acessível e Espaço Mais Infância, além de formação de profissionais que lidam com as crianças e a promoção de visitas domiciliares com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). Essas iniciativas contribuem significativamente para a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento infantil e atenção às famílias em situação de vulnerabilidade social.


Outra importante ação do programa foi a implantação de 19 Núcleos de Estimulação Precoce no Estado, todos dotados de equipamentos e equipes qualificadas para o atendimento de crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus, e para crianças que, por acaso, apresentem atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, melhorando assim a vida delas e de suas famílias.


Nosso compromisso cotidiano tem sido com a promoção de ações e estratégias para atenção à criança, especialmente àquelas em situação de risco.


A criança é um sujeito social e histórico, em desenvolvimento permanente, o que nos impele a oferecer um olhar cuidadoso e diferenciado sobre esse período da vida. Nosso compromisso com a primeira infância tem nos levado a uma busca incessante sobre as melhores formas de atender e intervir junto à criança, buscando a garantia de seus direitos fundamentais. Destacamos o papel imprescindível das parcerias com os municípios e instituições, além dos profissionais protagonistas desse processo, participantes ativos na implantação dessa política, contribuindo com experiências construídas ao longo dos anos de trabalho.


É hora de fortalecer a busca de maior igualdade e equidade social em direção a uma sociedade que tenha como bandeira o respeito primordial à infância favorecendo as transformações sociais que o nosso Estado tanto almeja e merece.

 

Onélia Santana

gabprimeiradama@stds.ce.gov.br

Psicopedagoga, primeira-dama do Ceará e presidente

do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI) no Ceará

 

O que você achou desse conteúdo?