Logo O POVO+
José Barbosa Porto: Medalha Francisco de Sá Roriz aos dentistas
Opinião

José Barbosa Porto: Medalha Francisco de Sá Roriz aos dentistas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os cuidados com a cavidade oral (uma das portas de entrada ao nosso organismo) são reportados historicamente ao início da Medicina. De Hipócrates (460-377 a.C.), “o pai da Medicina”, ao papa Pio XII, os profissionais dentistas recebem o reconhecimento do mister que envolve tudo que se relaciona à boca, órgão demais importante para a saúde e beleza do ser humano. Reconhecer o valor do cirurgião-dentista torna-se, pois, obrigação.


Mediante requerimento de minha autoria, a Câmara Municipal de Fortaleza institui a Medalha do Mérito Odontológico Dr. Francisco de Sá Roriz, honraria que irá agraciar os profissionais cirurgiões-dentistas por seus reconhecidos e relevantes serviços prestados na área odontológica da Capital do Estado.


A honraria homenageia um dos baluartes da saúde bucal da cidade. Mestre, idealista e ousado profissional odontólogo, um dos responsáveis pela criação do Curso de Odontologia do Ceará, Sá Roriz, patrono da Academia Cearense de Odontologia, é nome lembrado e respeitado pelo conjunto dos profissionais.


Idos de 1916, tempos difíceis... Ceará assolado pela seca de 1915 e a conturbação política e social oriunda da Sedição de Juazeiro e intervenção federal de 1914. Nessa conjuntura, Sá Roriz sonhou e conseguiu fundar - em 12 de março de 1916 - a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado, abrigada provisoriamente no salão de espera do gabinete cirúrgico-dentário de Raymundo Gomes, na Rua Major Facundo, 39 (altos), como lavrado na ata da fundação
da Casa.


Nascido no município cearense de Jardim, militar no Rio Grande do Sul, onde se graduou cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia, Sá Roriz tornou-se professor e respeitado profissional. Seu ímpeto inovador transformou a realidade da saúde bucal cearense, e isso não podia passar despercebido.


A forma de reconhecer-lhe o legado, bem como o trabalho dos atuais profissionais da área, é a Medalha do Mérito Odontológico Dr. Francisco de Sá Roriz a ser entregue anualmente, no Dia Nacional do Cirurgião Dentista (25 de outubro), àqueles que fazem toda a diferença no tratamento de quaisquer pacientes, no serviço público ou no consultório particular, promovendo a saúde, elevando a autoestima e modelando sorrisos com apurada estética e senso humanitário.

 

José Barbosa Porto

jbportim@gmail.com

Cirurgião-dentista e vereador de Fortaleza

 

O que você achou desse conteúdo?