Logo O POVO+
João Nicédio Alves Nogueira: Prêmio a quem entende o cooperativismo
Opinião

João Nicédio Alves Nogueira: Prêmio a quem entende o cooperativismo

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O olhar atento e investigativo do jornalista permite alcançar minudências que muitas vezes escapam à observação de quem não é da área. A curiosidade e a busca por atualização impõem ao profissional da informação a necessidade de “aprender, experimentar, sentir, ver e ouvir tudo sobre todas as coisas”, aprofundando-se para melhor entender nos detalhes. Finda por coletar as informações imprescindíveis à realização do trabalho.

 

É o que pude perceber lendo e assistindo ao material publicado em emissoras de tevê, impressos e meios eletrônicos, entre profissionais e acadêmicos de Comunicação, concorrentes ao Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo, experiência primeira do Sistema OCB/SESCOOPO-CE, que teve por tema “A importância das cooperativas cearenses para o desenvolvimento econômico e a inclusão social” e contemplou cinco categorias. Todos aprendemos mais sobre a cooperação a partir do certame.


O tempo de preparação para a confecção das matérias, reconhecemos, foi exíguo; no entanto, a qualidade do material apresentado impressiona. Enquanto dirigentes do movimento no Estado do Ceará, entendemos que os objetivos foram plenamente alcançados. Jornalismo de serviço extremamente útil ao público, ao cooperativismo cearense.


Na pauta, entre outros, o Projeto Família de Senador Pompeu e o trabalho desenvolvido pela Cooperfam; as empresas que muitos nem sabem tratar-se de cooperativa (Unimed, Sicred Ceará, Pirambu Digital). Os pensamentos do presidente Márcio Lopes de Freitas da OCB Nacional e do cooperativista Roberto Rodrigues. Enfim, as lições básicas sobre Cooperativismo e os números de impacto no PIB brasileiro.


Os que se dedicaram a investigar mais sobre o tema, tão vasto, conseguiram captar a essência de um movimento que cresce cada vez mais no mundo como alternativa de desenvolvimento sustentável. No Ceará, tem se fortalecido em oito ramos de atuação. São 115 cooperativas registradas no Sistema, 60.994 associados, 4.764 empregados e um faturamento, em 2016, de mais de R$ 3 bilhões. O Sistema acompanha de perto o crescimento das cooperativas, respeitando os valores e princípios que fazem a diferença no negócio.


O jornalista José Luiz Tejon profere palestra motivacional na entrega do Prêmio, dia 31 de outubro, na Sede do Sistema.

 

João Nicédio Alves Nogueira

nicedio.nogueira@ocbce.coop.br

Presidente do Sistema OCB/SESCOOP-CE

 

O que você achou desse conteúdo?