Logo O POVO+
Águeda Muniz: "Uma Fortaleza competitiva, inovadora e pronta para novos voos"
Opinião

Águeda Muniz: "Uma Fortaleza competitiva, inovadora e pronta para novos voos"

O Programa Fortaleza Competitiva é uma resposta imediata às oportuni-dades de desenvol-vimento que surgem
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Para além do Plano Fortaleza 2040, estratégia que orienta o desenvolvimento da Cidade no longo prazo, a Prefeitura de Fortaleza, por meio de programas específicos, como o Fortaleza Competitiva, vem promovendo ações estratégicas que maximizam os resultados de investimentos e oportunidades a realizar e já realizados. Ações em parceria, como é o caso dos novos voos que conectam Fortaleza diretamente às cidades de Paris e Amsterdã, fortalecendo nossa vantagem competitiva natural que é ser a capital brasileira com melhor posição estratégica para os continentes europeu, norte-americano e africano.

 

O Programa Fortaleza Competitiva tem como objetivos desenvolver um ambiente de inovação e geração de oportunidades na Cidade, induzindo o surgimento e o crescimento de empresas, assim como proporcionar um ambiente favorável e ágil para superar os desafios de manter e abrir novos negócios. Traz, ainda, como escopo, linhas de ação relacionadas às regulamentações e incentivos, aos arranjos público-privados, à desburocratização e ao mercado de trabalho.


Ciente, portanto, de que o entorno do aeroporto é área vocacionada para atividades econômicas que recepcionem a atividade aeroportuária, ao receber empresas aéreas como a Air France-KLM, a Cidade ganha mais conectividade e visibilidade internacional, além de proporcionar novos negócios na medida em que, no entorno direto e indireto do hub aéreo, inova com a implantação simultânea das Zonas Especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômica (Zedus).


As Zedus permitem intensificar a urbanização de determinados espaços da Cidade, o que está previsto na nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Fortaleza, além da alteração do horário de funcionamento do comércio, para que se possa ter atividade econômica funcionando 24 horas, além dos incentivos fiscais de IPTU, ITBI e ISS para empresas que ali se instalem ou possam ser ampliadas.


O Programa Fortaleza Competitiva é uma resposta imediata às oportunidades de desenvolvimento que surgem e que preparam Fortaleza para estar no ranking das cidades mais competitivas do Brasil, com a formalização de mais de 10 mil novos empreendimentos, na sua maioria micro e pequenas empresas. A meta é chegar ao ano de 2020 a uma Taxa de Formalização de 75% da nossa economia.


Isso trará um impacto direto e indireto na economia, podendo chegar ao nível de R$ 2 bilhões no PIB da Capital que deverá ser, também, a melhor cidade para trabalhar, a melhor cidade para se divertir e, principalmente, a melhor cidade para se viver.

 

Águeda Muniz

agueda.muniz@fortaleza.ce.gov.br
Titular da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma)

 

O que você achou desse conteúdo?