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W. Gabriel: "Marketing Digital precisa urgentemente ser focado em resultado"
Opinião

W. Gabriel: "Marketing Digital precisa urgentemente ser focado em resultado"

Para funcionar, é necessário deixar tudo rodando no automático e focar na criatividade das ações
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Quantas empresas reclamam hoje de quem gerencia suas redes sociais? Dizem que só criam postagens genéricas para Facebook ou Instagram, que não tem curtidas, muito menos seguidores. Então, sentem que estão apenas gastando dinheiro. É seu caso?

 

Existe aí um choque de expectativas. O cliente espera curtidas e seguidores como evidências de sucesso, já quem gerencia as redes sociais quer apenas entregar o que está no contrato.

A realidade é que ambos desejam aumento de vendas, reconhecimento de marca e lucro. O problema é que não se entendem para mirar no que realmente importa.


Caçar curtidas e seguidores jamais garantirá aumento de vendas. Dar like deixou de ser demonstração de interesse pela compra ou de confiabilidade. Para conquistar isso, é necessário cercar os consumidores de pontos de contato com a marca, oferecer-lhes experiências que se fixem na memória, quebrar constantemente suas objeções e dar os comandos certos para vender. Só assim, o custo-benefício é que será percebido.


Como chegar a isso? É necessário, primeiramente, compreender que marketing digital não é só redes sociais. Se você faz uma ação no Facebook, por exemplo, é estratégico depois levar consumidor para um ambiente com mais detalhes do produto, captar seus contatos e lhe oferecer ofertas complementares, gerando venda recorrente. Apenas aí é possível ver quatro ferramenta integradas: 1) Facebook; 2) Site ou loja virtual; 3) E-mail, aplicativo próprio ou WhatsApp. Essa integração é que gerará reforço de marca, memória, desejo e inclinação à compra. Para funcionar, é necessário deixar tudo rodando no automático e focar na criatividade das ações, para atrair mais público. Eis apenas uma das centenas de estratégias possíveis com marketing digital visando a resultados em vendas e marca.


Muitas empresas cobram seus fornecedores sem conhecerem o que estão cobrando, gerentes de marketing não compreendem estratégias on-line e direcionam campanhas inúteis e agências, freelancers ou funcionários têm medo de desagradar, abarrotando-se de clientes para conseguir pagar as contas, sem tempo para estudar, ver novidades nem ser mais criativo. Todos querem mais vendas, mais autoridade e mais lucro, porém muitos estão se enganando com práticas que não trazem resultado.


A saída é ambos se ajudarem, reconhecerem que precisam se atualizar, aprenderem com quem já fez da forma correta e eficaz e agir com retorno prático e evidente. Ou você aprende a trabalhar com foco em resultado ou cada vez mais não será mais necessário.

 

W. Gabriel

wgabriel@wgabriel.net

Mestre em marketing, professor e consultor de marketing em mídias digitais

 

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