Existe aí um choque de expectativas. O cliente espera curtidas e seguidores como evidências de sucesso, já quem gerencia as redes sociais quer apenas entregar o que está no contrato.
A realidade é que ambos desejam aumento de vendas, reconhecimento de marca e lucro. O problema é que não se entendem para mirar no que realmente importa.
Caçar curtidas e seguidores jamais garantirá aumento de vendas. Dar like deixou de ser demonstração de interesse pela compra ou de confiabilidade. Para conquistar isso, é necessário cercar os consumidores de pontos de contato com a marca, oferecer-lhes experiências que se fixem na memória, quebrar constantemente suas objeções e dar os comandos certos para vender. Só assim, o custo-benefício é que será percebido.
Como chegar a isso? É necessário, primeiramente, compreender que marketing digital não é só redes sociais. Se você faz uma ação no Facebook, por exemplo, é estratégico depois levar consumidor para um ambiente com mais detalhes do produto, captar seus contatos e lhe oferecer ofertas complementares, gerando venda recorrente. Apenas aí é possível ver quatro ferramenta integradas: 1) Facebook; 2) Site ou loja virtual; 3) E-mail, aplicativo próprio ou WhatsApp. Essa integração é que gerará reforço de marca, memória, desejo e inclinação à compra. Para funcionar, é necessário deixar tudo rodando no automático e focar na criatividade das ações, para atrair mais público. Eis apenas uma das centenas de estratégias possíveis com marketing digital visando a resultados em vendas e marca.
Muitas empresas cobram seus fornecedores sem conhecerem o que estão cobrando, gerentes de marketing não compreendem estratégias on-line e direcionam campanhas inúteis e agências, freelancers ou funcionários têm medo de desagradar, abarrotando-se de clientes para conseguir pagar as contas, sem tempo para estudar, ver novidades nem ser mais criativo. Todos querem mais vendas, mais autoridade e mais lucro, porém muitos estão se enganando com práticas que não trazem resultado.
A saída é ambos se ajudarem, reconhecerem que precisam se atualizar, aprenderem com quem já fez da forma correta e eficaz e agir com retorno prático e evidente. Ou você aprende a trabalhar com foco em resultado ou cada vez mais não será mais necessário.
W. Gabriel
wgabriel@wgabriel.netMestre em marketing, professor e consultor de marketing em mídias digitais