Logo O POVO+
Vanessa Santos: "Formação em Gastronomia"
Opinião

Vanessa Santos: "Formação em Gastronomia"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Occa) realizou, em agosto, o Ciclo de Debates Formação em Gastronomia, com apoio da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC) e Espaço O POVO de Cultura & Arte. Ao longo de três encontros, estiveram presentes seis das sete escolas que ofertam cursos superiores de Gastronomia no Ceará, para debater as características desses cursos e a relação entre ciência e mercado de trabalho.

 

Foram momentos ricos de trocas entre coordenadores e alunos, que puderam participar ao vivo com perguntas pela internet. As reflexões provocadas por essa programação mostraram que ainda há muito o que discutir sobre formação em Gastronomia. As diretrizes das faculdades podem ser revistas? Os cursos devem se adaptar aos anseios do mercado de trabalho? Já o perfil do aluno egresso pode ser repensado também? Além de atender ao mercado de trabalho, em que momento, durante o curso, o aluno entrará em contato com outras questões complexas que envolvem a gastronomia, como cultura alimentar, pesquisa e prática?


São perguntas que permearam todos os debates, deixando claro que mais diálogos e reflexões serão necessários a fim de se vislumbrar um caminho que deva referenciar os processos de formação em Gastronomia. Realmente isso se mostra como uma grande empreitada, já que é preciso coragem para assumir tal desafio e humildade para pensar em prol do coletivo.


Nesse sentido, e para aprofundar o debate trazendo mais agentes para a conversa, o Occa está organizando um fórum nacional sobre o tema. O encontro, presencial e online, possibilitará a participação de pessoas de todo o País, acontecendo em novembro próximo, durante I Congresso Brasileiro de Gastronomia, Ciência e Cultura Alimentar, cuja programação científica é de responsabilidade do Observatório. Acreditamos que todos que estão direta ou indiretamente envolvidos com formação em Gastronomia devem participar desse momento, compartilhando suas reflexões e ideias. Venham todos cozinhar com a gente!

 

Vanessa Santos

vanessasantos.gastronomia@gmail.com

Voluntária da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC) e membro do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Occa); consultora e professora de Gastronomia

 

O que você achou desse conteúdo?