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Sofia Lerche Vieira e Eloísa Maia Vidal: "Achados de pesquisas"
Opinião

Sofia Lerche Vieira e Eloísa Maia Vidal: "Achados de pesquisas"

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A crítica ao distanciamento entre universidade e sociedade remonta aos primórdios de sua criação. Comentando o papel da universidade na Idade Média, Jacques Le Goff, observaria que esta parecia “condenada a estar acima das classes e dos grupos sociais” e “prometida face a todos a contínuas traições – para a Igreja, para o Estado, para a Cidade, ela pode ser um cavalo de Tróia”. Passados séculos, este estranhamento mútuo ainda se inscreve no cotidiano das relações institucionais. O trabalho silencioso e permanente feito no interior da universidade nem sempre é percebido com clareza pela sociedade e por isso mesmo deve ser melhor divulgado.


Em momentos de crise como a que ora atravessamos, o diálogo entre diferentes atores sociais, independentemente de onde se encontrem é urgente e imprescindível. Visando ampliar a busca de canais de comunicação com um público mais amplo, a universidade tem se esforçado para cumprir a importante função social de socializar resultados de pesquisa produzidos no âmbito de seus programas. Nesta segunda-feira (25/9/2017), o Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece promove seminário para apresentar sua produção do período 2016-2017. Convida-se o público universitário e outros interessados, sobretudo diretores de escola e técnicos de secretarias de educação em busca de atualização.


Focalizando diversos eixos de aprofundamento os estudos analisam práticas de gestão; questões relacionadas a diretores de escola, ensino médio e educação profissional, avaliação e outros. Dentre os achados de pesquisa identificados, caberia destacar um estudo em particular acerca de uma iniciativa (Programa de Modernização e Melhoria da Educação Básica) instituída no Ceará há cerca de uma década. Percorrendo escolas em todo o Estado e entrevistando diretores que integraram a experiência, os pesquisadores constataram que muitas das práticas de gestão por ele instituídas estão presentes no cotidiano institucional.


Ou seja, a despeito das mudanças governamentais que ocorreram ao longo do tempo, princípios da nova gestão pública permaneceram.

Nesse sentido, pode-se dizer que os bons resultados das escolas cearenses obtidos ao longo dos últimos anos associam-se a um legado de boas práticas que não apenas foram preservadas no interior do sistema educacional como fortalecidas pelos diferentes governos.

 

Sofia Lerche Vieira

sofialerche@gmail.com

Pesquisadora do CNPq e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece


Eloísa Maia Vidal

eloisamvidal@yahoo.com.br

Coordenadora-adjunta da Universidade Aberta do Brasil-Uece e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece
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