Logo O POVO+
Regis Tavares: "A árvore"
Opinião

Regis Tavares: "A árvore"

Espaços públicos bem arborizados são acolhedores e convidam os cidadãos a caminharem na Cidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A árvore é tão importante para o País que um decreto federal de 1965 transformou o até então “Dia da Árvore”, comemorado em 21 de setembro, na “Festa Anual das Árvores”, com duração de uma semana. Para valorizar ainda mais as comemorações, fez uma diferenciação de acordo com as características climáticas das regiões do País, indicando para o Norte e Nordeste a última semana do mês de março, e para o Centro-Oeste, Sul e Sudeste, a semana com início no dia 21 de setembro.

 

Contudo, apesar de tal determinação legal, o histórico dia 21 de setembro ainda continua sendo, na tradição popular, o dia em que se comemora a importância da preservação das árvores e das florestas para a sociedade brasileira, porque a data antecede o início da primavera no Hemisfério Sul do planeta.


A Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), órgão de execução das políticas públicas municipais relativas à conservação e à manutenção do ambiente natural da nossa Cidade, atua prioritariamente na arborização urbana, tema que está na pautadas cidades que se preocupam com o respeito ao meio ambiente. O plantio de novas espécies vegetais em locais públicos e a conservação das árvores existentes por meio de podas preventivas e corretivas, que evitam supressões desnecessárias, são algumas das atividades executadas para garantir a constante ampliação da cobertura vegetal da cidade, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável.


As árvores trazem uma série de benefícios para a população. Proporcionam mais conforto térmico, pois, além das sombras, atuam na estabilização da temperatura ambiente e ajudam a aumentar a umidade do ar. No tocante ao conforto acústico, contribuem na dissipação da poluição sonora, assegurando uma sensação de sossego. Além disso, as suas folhas funcionam também como verdadeiros filtros de ar, minimizando os efeitos negativos da poluição atmosférica.


Espaços públicos bem arborizados são acolhedores e convidam os cidadãos a caminharem e se encontrarem na Cidade, estimulando a vida comunitária. As árvores desempenham papel fundamental como elemento integrador entre os ambientes natural e construído, possibilitando a harmonia da paisagem urbana, tão necessária para a convivência e o bem-estar social.


Apesar de a natureza merecer valorização constante, as datas comemorativas são importantes para lembrarmos que a vida no planeta Terra não é possível sem as árvores.

 

Regis Tavares

regis.tavares@urbfor.fortaleza.ce.gov.br

Superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor)

 

O que você achou desse conteúdo?