Logo O POVO+
Pedro Marques: "Sua independência financeira é determinada pelas suas escolhas"
Opinião

Pedro Marques: "Sua independência financeira é determinada pelas suas escolhas"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Para iniciar sua independência financeira, primeiro será necessário entender seu cenário atual financeiro. Esse cenário financeiro pode ser analisado sob dois aspectos: a maneira como você se remunera, ou seja, seus ganhos, e seu padrão de consumo, ou melhor, seus gastos.

 

Como você está se remunerando hoje? É funcionário de uma empresa, autônomo ou empresário? Trabalha em mais de uma empresa, com o objetivo de aumentar seus ganhos? Possui renda proveniente apenas do salário ou, além disso, dispõe de aplicações financeiras, alugueis?


Quais são seus hábitos de consumo? Suas dívidas crescem mais rapidamente do que os seus ganhos? Você planeja com antecedência suas compras? Procura negociar preços em algumas lojas ou compra na primeira oportunidade?


A primeira dica para sua independência é: ame sua profissão. Pessoas fascinadas pelo trabalho estão mais propensas ao crescimento nas suas carreiras, e isso reflete nos seus resultados financeiros, o que maximiza suas remunerações. Esses recebimentos residuais podem ser transformados em renda passiva aplicados em Títulos Públicos, CDBs, Mercados de Ações etc. Outra dica é manter um mesmo nível de gastos, aumentando seus ganhos. Esses são os pontos-chave para a sua independência financeira.


Escolha trabalhar com o que faz você feliz, escolha sair da zona de conforto, crescer profissionalmente e aumentar sua receita. Caso contrário, troque de emprego. Escolha manter um nível de consumo abaixo da sua remuneração mensal, crie reservas financeiras e aplique em investimentos que lhe tragam retorno em qualidade de vida e realização de sonhos. Colocando em prática essas dicas, sua independência financeira estará mais próxima de ser atingida.

 

Pedro Marques

pedromarques@gomesdematos.com.br

Consultor Associado – Gomes de Matos Consultores Associados

 

O que você achou desse conteúdo?