Logo O POVO+
Jefferson John : "Discutindo o futuro das metrópoles brasileiras"
Opinião

Jefferson John : "Discutindo o futuro das metrópoles brasileiras"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

As cidades brasileiras, na última década, passaram por grandes transformações urbanas, que em pouco contribuíram para diminuir a desigualdade social. Em diversos casos, aprofundaram ainda mais a condição social de desequilíbrio, privilegiando uma pequena parcela da população em detrimento da grande maioria, além de sua memória ser muitas vezes esquecida e os patrimônios edificados ou não, perdidos através do tempo. Portanto, é necessária uma profunda transformação na forma de planejar seus investimentos, sua estruturação e suas políticas públicas. 

 

Nesse contexto, o Seminário “Cidade, Memória e os Desafios do  Modos de Viver” têm como objetivo dialogar com a sociedade brasileira promovendo o amplo debate junto a arquitetos, urbanistas, engenheiros, geógrafos, historiadores, gestores públicos, estudantes e interessados de áreas afins, apresentando a realidade das metrópoles brasileiras, seus desafios e discutindo possíveis soluções para a mudança de realidade. O evento acontecerá em 18, 19 e 20 de setembro de 2017, no Theatro José de Alencar.


O modo de viver mudou completamente, os anseios sociais contemporâneos são cada vez mais exigentes e, adicionado a isso, a facilidade da sociedade em se organizar em redes para exigir uma condição de vida melhor. Ações de sucesso que vêm dando respostas positivas e inovadoras no mundo sobre soluções urbanas têm conseguido compreender, apreender e conectar esse “novo” modo de viver, sua memória e seu habitat.


A discussão em torno de um espaço perpassa pela análise do seu contexto histórico, a ocupação desse espaço, a morfologia urbana e natural. Aspectos que enriquecem e valorizam a formação de uma comunidade.


Em busca de promover o pensamento crítico acerca dos desafios contemporâneos, faz-se necessário reunir a sociedade, incentivando o trabalho em equipe, o debate, o diálogo para que junto a outros segmentos, possamos iniciar uma revolução na nossa forma de construir cidade, portanto, dando uma guinada em direção ao eixo das mudanças, analisando casos de sucesso, avaliando suas ações e incorporando em nossas estratégias para a construção de uma sociedade menos desigual.


O objetivo é estabelecer um ambiente que proporcione o pensamento crítico, por meio de explanações, diálogos e debates de como as pessoas se relacionam com o uso da cidade e o modo de viver.

 

 

Jefferson John

jeffersonarqeurb@gmail.com 

Arquiteto e urbanista

 

Izabela Lima

seminariocmdmv@gmail.com

Estudante de Arquitetura, Urbanismo e Gestão de Políticas Públicas

 

O que você achou desse conteúdo?