Logo O POVO+
Edilene Oliveira: "Caminhos da cidade"
Opinião

Edilene Oliveira: "Caminhos da cidade"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O direito de ir e vir é uma premissa constitucional, em seu artigo 5º, e uma das primeiras vontades do ser humano. Diversos fatores influenciam na qualidade da mobilidade ativa, que é composta pelos descolamentos com rodas ou a pé, feitos unicamente por meios físicos.


Segundo a The City Fix Brasil, a caminhabilidade “é um conceito que leva em conta, principalmente, a acessibilidade no ambiente urbano e mensura a facilidade que as pessoas têm de se deslocar na cidade. Pode ser utilizada como medida de qualidade de vida nas cidades, pois o índice de caminhabilidade pode influenciar diretamente na predisposição que as pessoas têm ou teriam de chegar a determinados locais a pé”.


Como forma de valorizar o caminhar, a Prefeitura de Fortaleza está elaborando o Plano Municipal de Caminhabilidade que visa colaborar com a construção de uma Fortaleza mais acessível, compartilhada e gentil. Para isso, estão sendo realizadas oficinas com atores da sociedade civil e do poder público. O Plano também será composto pelos Cadernos Orientador e de Subsídios, observando a Lei Federal de Acessibilidade e o Projeto de Lei do Código da Cidade.


A qualidade dos passeios, a acessibilidade, as fachadas ativas, a segurança, a disponibilidade de parques, praças e arborização são fatores que muitas vezes determinam esses deslocamentos a pé, proporcionando que pessoas com mobilidade reduzida/deficiência visual e idosos tenham mais convivência e possibilidades.


Caminhar é relacionar-se com a cidade em outra perspectiva. Está diretamente ligado com o ser e estar na urbe, pois as relações afetivas, de trabalhos ou mesmo sociais, são influenciadas, diretamente, por esses deslocamentos ativos. Por meio de câmaras temáticas, o Plano irá discutir essas questões e propor linhas de ação para cada um desses desafios, buscando a construção de uma Fortaleza, cada vez, mais caminhável.

 

Edilene Oliveira

edilene.oliveira@fortaleza.ce.gov.br

Coordenadora de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma)

O que você achou desse conteúdo?