Logo O POVO+
"Dia do Contador: desafios da profissão e do CRC-CE"
Opinião

"Dia do Contador: desafios da profissão e do CRC-CE"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
É sabido da importância do profissional da Contabilidade para a sociedade de modo geral, pois ele/ela contribui de forma direta para o desenvolvimento da economia do País. No entanto, é uma categoria que enfrenta difíceis desafios nos tempos atuais. E tendo em vista o Dia do Contador neste ano de 2017 (22 de setembro), é fundamental discutirmos alguns desses muitos desafios.

 

São diversas obrigações acessórias que incidem sobre o profissional. A exemplo das declarações (SPEDs) que o contabilista tem que apresentar às autoridades fazendárias, suportando riscos de penalidades por atraso, informações erradas, entre outros.


No despenho de suas funções, o contador tem a seu favor a tecnologia, de modo particular na informática. No entanto, trata-se de um instrumento também usado pelas autoridades fazendárias, pois o fisco detém a informação de fato gerador de tributos de diversas fontes, o que aumenta as necessidades e exige maior atenção por parte do profissional da Contabilidade.


Em que pese a responsabilidade pelo cumprimento integral das obrigações acessórias mencionadas anteriormente, o profissional de Contabilidade enfrenta também dificuldades no atendimento junto aos órgãos públicos, dificultando consideravelmente o desempenho de suas funções.


Paralelamente às referidas dificuldades que ocorrem no dia a dia dos contadores, importa destacar ainda que nem sempre os profissionais são remunerados de acordo com a importância dos trabalhos executados. Isso se dá em grande parte pela concorrência desleal gerada por trabalhadores não habilitados junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).


Por isso, cumpre à entidade que congrega cerca de 21 mil técnicos e contabilistas em todo o Ceará enfrentar esses e outros desafios, principalmente combatendo o leigo que exerce ilegalmente a profissão, na busca da valorização do trabalho imprescindível do profissional de Contabilidade. 

 

Francisco Coutinho Chaves

coutinho@cbmeadvogados.adv.br

Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, autor de livros em Controladoria e Planejamento Tributário

 

O que você achou desse conteúdo?