Logo O POVO+
David Lucena: "Saúde pública oftalmológica no Ceará"
Opinião

David Lucena: "Saúde pública oftalmológica no Ceará"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Os médicos oftalmologistas cearenses sempre estiveram presentes nas lutas sociais e políticas em prol da melhoria da saúde ocular da população. Nestes 54 anos de existência, a Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO) consolidou estreita aproximação com todos os segmentos sociais e políticos, sensíveis aos propósitos da classe.

 

Ainda são grandes os desafios, como o aperfeiçoamento das políticas de saúde. Em muitos municípios cearenses, os médicos oftalmologistas, principalmente os da rede de saúde pública, não são contemplados com uma estrutura compatível com a importância e a relevância do trabalho que realizam. Além disso, têm de enfrentar o exercício ilegal da medicina que ocorre em larga escala em todo o Estado, muitas vezes por falta de esclarecimento, com a conivência de algumas autoridades e de parte da população.


O fortalecimento da relação “classe médica-governo” é fundamental não apenas no melhor atendimento à população, mas também pela importância das ações e políticas sociais que podem ser desenvolvidas na atuação conjunta.


Com o objetivo de minimizar as filas de espera em várias subespecialidades e esclarecer as pessoas sobre diversas questões relacionadas à saúde ocular, a SCO investe em campanhas sociais. De modo geral, presta serviço à população carente que tem a chance de resolver, a partir da contribuição voluntária dos médicos, problemas como vícios de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), catarata, degeneração macular relacionada a idade, retinopatia diabética e glaucoma.


A visita ao médico oftalmologista anualmente é a melhor forma de prevenção. Durante estas consultas rotineiras, são realizados exames direcionados para estas patologias e instituídos os tratamentos indicados de forma precoce. Além disso, devemos sensibilizar as autoridades públicas de saúde para que ofereçam avançados meios de diagnóstico e tratamento em tempo hábil.

 

David Lucena

drlucena@yahoo.com.br

Mestre em oftalmologia pela USP e presidente do 61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia – CBO 2017

 

O que você achou desse conteúdo?