Logo O POVO+
O POVO é história de 05/08/2017
Opinião

O POVO é história de 05/08/2017

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
HÁ 20 ANOS

1997. CEARÁ


Silicose deve fazer vítimas até 2010

A silicose deve continuar fazendo vítimas na Serra da Ibiapaba até o ano 2010. A advertência é da pneumologista Márcia Alcântara que defende tese na Universidade Federal do Ceará sobre o “Processo Educativo do Controle da Silicose”. Em 1983, a médica examinou 684 cavadores de poços em Tianguá. Desses, 300 estavam com silicose. A doença já vitimou 1.200 cavadores de poços da região da Ibiapaba.

 

1997. TÊNIS


ATP confirma Guga entre os 10 melhores do mundo

Logo após chamar Gustavo Kuerten de “jogador atordoante” em seu boletim semanal, a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) confirmou ontem sua inclusão entre os “top ten” - grupo dos dez primeiros no ranking. Com os pontos obtidos na semana passada em Montreal, Kuerten subiu da 13ª para a 10ª colocação, ultrapassando o alemão Boris Becker e o espanhol Feliz Mantilla.

 

HÁ 30 ANOS


1987. FORTALEZA


Ex-ministro Funaro chega e debate com empresários

O ex-ministro da Fazenda do Governo Sarney, empresário Dilson Funaro, estará chegando hoje à tarde a Fortaleza para cumprir uma série de compromissos junto a classe empresarial cearense.


A vinda de Funaro objetiva colher o seu depoimento, como idealizador do Plano Cruzado I, sobre as perspectivas da economia nacional.


1987. ITÁLIA


Estrela pornô recebe missão na Câmara

Cicciolina, a estrela da pornografia italiana, eleita deputada nas últimas eleições, foi designada ontem, membro da Comissão da Defesa da Câmara dos Deputados. Os meios políticos reagiram de forma enérgica contra a nomeação de Ilona Staller, verdadeiro nome de Cicciolina, como membro dessa importante Comissão. O pacifismo, junto com a liberação sexual e a luta contra a nuclearização, havia sido um dos principais temas de sua tumultuada campanha. “Façam o amor, não façam a guerra”, proclamava um de seus slogans.

 

HÁ 40 ANOS


1977. IMORTAL


Rachel na Academia de Letras

A romancista Rachel de Queiroz tornou-se ontem, por 23 votos contra 15 dados ao jurista alagoano Pontes de Miranda e um voto em branco, a primeira mulher a alcançar a imortalidade, ingressando na Academia Brasileira de Letras. Para a eleição de Rachel foi necessário apenas um escrutínio, pois ela obteve maioria do total

de 39 votos.


1977. MUNDO


Russos colocam ratos e moscas em órbita

A União Soviética informou que seu laboratório espacial não tripulado, “Cosmos 936”, com vegetais, ratos e moscas, segue normalmente uma órbita terrestre e realiza uma série de experiências destinadas a facilitar as futuras viagens espaciais dos seres humanos.

 

O que você achou desse conteúdo?