Logo O POVO+
Fabiano dos Santos Piúba: "A Cidade que abraça o Cine Ceará"
Opinião

Fabiano dos Santos Piúba: "A Cidade que abraça o Cine Ceará"

Experiência exitosa, o Cine Ceará faz parte de uma forte rede da economia criativa, ajudando a impulsionar o setor
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cultura, tradição e afeto. Assim, a Cidade abraça mais uma edição do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema: são 27 anos, mais de duas décadas de encantamento, de celebração da arte, dos encontros, diálogos, da vida que se projeta na tela e se refaz a cada novo filme exibido, lembrado e vivido. Da sensação bonita de entrar na sala de exibição do Cineteatro São Luiz, sentir a luz apagar e aquela magia começar - é o cinema fazendo felicidade, sendo um novo jeito de viver a Cidade, de ocupar a Praça do Ferreira, cruzar a bilheteria, sentar nas poltronas vermelhas e se deixar envolver.

 

Estar no Festival é experienciar a Cidade, olhar o catálogo dos filmes e se emocionar com a programação, com trilhas e temas, com imagens, novidades e com essa Fortaleza que ama a sétima arte, que recebe o Cine Ceará com apreço, afeição e expectativa por mais um ano de realização.


Com alegria e entusiasmo, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) celebra mais uma edição do Cine Ceará apoiando o intercâmbio entre os realizadores audiovisuais Ibero-americanos e promovendo a exibição de suas obras no Cineteatro São Luiz e nos cinemas do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O Festival tem abertura oficial no dia 5 de agosto no Cineteatro, onde acontece até o dia 11.


Experiência exitosa, o Cine Ceará faz parte de uma forte rede da economia criativa, ajudando a impulsionar o setor. Segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o audiovisual brasileiro gerou R$ 24,5 bilhões em renda para a economia do País no ano de 2014. Nesse contexto, a Secult apresenta o Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual e da Arte e Cultura Digital (Ceará Filmes), ação que pretende articular e otimizar a política de cultura para o audiovisual, a arte e cultura digital.


Dividido em sete eixos - Produção, Distribuição, Exibição, Preservação, Formação, Rede Institucional e Legislação - o programa se estrutura a partir de ações concretas advindas do diálogo integrador entre Secretaria e diversos agentes atuantes no audiovisual, destacando Fórum Cearense do Audiovisual, Câmara Setorial do Audiovisual Cearense e parceria institucional com a Ancine, que, juntamente com a Secult, está investindo mais de R$ 60 milhões no audiovisual cearense.


O Cine Ceará é uma das mais bem-sucedidas iniciativas de difusão do cinema ibero-americano, conectando a produção cearense e brasileira com o mundo. Ao longo de toda esta edição, serão mais de 90 filmes entre curtas e longas, projetados no Cineteatro São Luiz, no Cinema do Dragão e na Praça do Ferreira. Um convite para festejar, para receber e abraçar mais um Cine Ceará. Vida longa ao festival.


Fabiano dos Santos Piúba

fabianopiuba@gmail.com

Secretário da Cultura do Estado do Ceará

 

O que você achou desse conteúdo?