Logo O POVO+
Diogo Cruz: "Habitabilidade e moradia social em Fortaleza"
Opinião

Diogo Cruz: "Habitabilidade e moradia social em Fortaleza"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza comemora o Dia Nacional da Habitação, transcorrido no último dia 21 de agosto, com avanços inéditos em sua história, que incluem não só o aumento do número de obras e de atendimento às populações mais vulneráveis como também a consolidação de uma forma de ver e de gerir a questão habitacional com base na habitabilidade como razão e consequência de todo um trabalho voltado para as pessoas atendidas pela política pública de moradia.

 

A maior política habitacional da história da Capital, criada pela Prefeitura de Fortaleza e desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), contabiliza hoje, além de números significativos, essa preocupação em dotar a moradia social, objeto do trabalho do prefeito Roberto Cláudio, de infraestrutura de acesso a serviços públicos que assegurem a habitabilidade, a exemplo do saneamento básico, educação, saúde, entre outros.


Esse foco em ofertar não só moradia, mas moradia digna aos fortalezenses se reflete em ações concretas, a exemplo da construção do maior conjunto de casas populares da história de Fortaleza: o Alameda das Palmeiras, que contempla 4.992 unidades entregues, pela primeira vez, por meio de sorteio público, e está incluído no total de 9.216 moradias entregues pela Prefeitura, no período de 2013 a 2017, oriundas da pactuação com o Governo do Estado por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.


A regularização fundiária, uma das prioridades da atual gestão municipal, assegura o papel da casa, com a entrega da escritura de posse legal a 2.100 famílias, de 2015 até agosto de 2017.


Outro programa importante são as Melhorias Habitacionais, que atendem 2.239 famílias do Conjunto Vila do Mar, no Pirambu, e 548 no São Cristovão/ Campo Estrela, em Messejana, melhorando a qualidade de vida por meio da instalação de kits sanitários, reparos estruturais e ligação intradomiciliar de esgoto.


Sabemos que ainda teremos muitos desafios pela frente. Por isso, o compromisso da atual gestão da Habitafor é trabalhar junto ao prefeito Roberto Cláudio para que os projetos de moradia de interesse social executados em Fortaleza continuem sendo exemplos para o Brasil.

 

Diogo Cruz

diogo.cruz@fortaleza.ce.gov.br
Secretário de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza

 

O que você achou desse conteúdo?